Honda CR-V Owners Club Forums banner

Falha 2016 1.6 CRV PGM-FI

4 reading
11K views 12 replies 8 participants last post by  MarkJames  
#1 ·
Olá a todos,

Acabei de me juntar a esta comunidade, tenho um CR-V nos últimos 3 anos e meio, sem problemas reais com o carro. Mas encontrei um problema que me deixou perplexo. Por isso, peço desculpa antecipadamente pela longa publicação. Tenho procurado neste fórum para encontrar uma solução e tentei diferentes soluções, todas sem sucesso.

Estava de férias em South Yorkshire e depois de conduzir de volta para a Escócia (480 km de viagem), no dia seguinte fui ligar o carro e obtive o erro PGM-FI no visor, liguei o scanner ODB2 e obtive o seguinte código P0181 (Correlação de tensão do sensor de temperatura do combustível/sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor (ECT)/sensor de temperatura do ar de admissão (IAT).

A verificar o carro, descobri que a mangueira entre a caixa de ar e o turbo tinha uma fenda de 5 cm, por isso suspeitei que esse fosse o possível problema, então encomendei e instalei uma mangueira de substituição. Códigos apagados, na manhã seguinte o mesmo erro.

Suspeitei que possivelmente detritos tivessem entrado no sistema e bloqueado/sujado o sensor MAF, removi o sensor e limpei, erro apagado, na manhã seguinte o mesmo problema.

Encomendei um sensor MAF de substituição e instalei, código apagado, na manhã seguinte o mesmo problema, o erro voltou.

Depois de mais buscas nos fóruns e na web, encontrei um link para o site da Honda Maris e comprei uma hora de acesso, verifiquei o site e descobri que deveria ter feito uma limpeza de aprendizagem do sensor MAF e uma regeneração DPF após a instalação do sensor MAF, então fiz isso e apaguei os códigos, na manhã seguinte o mesmo erro. O diagnóstico do site Maris disse para substituir o sensor de temperatura do combustível, então encomendei a substituição da COX Autoparts e instalei, código apagado, na manhã seguinte o mesmo erro.

Mais pesquisas na web e nos fóruns sugeriram possíveis problemas com as velas de incandescência, o scanner ODB não detectou nenhum código de erro relacionado a problemas com as velas de incandescência. Mas testei as velas no local. A vela número 2 apresentou leituras intermitentes, então um novo conjunto de velas Bosch foi encomendado e instalado, os códigos apagados, esta manhã o mesmo erro voltou.

O sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor foi substituído no ano passado devido a uma falha.

Estou agora completamente perplexo quanto ao que pode estar a causar os problemas. O carro funciona bem sem perda de potência e a economia de combustível está na ordem dos 50 - 55 MPG.

Alguns dados do scanner ODB2 com o carro a trabalhar em marcha lenta a 800 rpm

Pressão da calha de combustível 24,36 Mpa
Pressão da calha de combustível alvo 28,04 Mpa
Pressão alvo da válvula de controlo da calha de combustível 23,81 Mpa
Sensor IAT 1 21 graus C
Sensor IAT 2 34 graus C
MAP 99Kpa
Mapa alvo 99Kpa

O carro sempre foi usado com diesel BP, sempre que possível, e uma lata ocasional de aditivo diesel Original Syprin através do tanque a cada 12 meses. O carro tem 87 mil km no odómetro e foi revisado em intervalos regulares. Mesmo o mecânico local está perplexo quanto ao que pode estar a causar.

Qualquer ajuda/sugestão é bem-vinda

Colin.

#3 · (Edited)
Olá e bem-vindo!

Você certamente jogou o canhão de peças em sua falha, mas você realmente testou a fiação? A única razão pela qual pergunto é que seu código inicial diz correlação de tensão, ou seja, um possível curto-circuito pode ser seu demônio?
Eu ainda não testei a fiação, pois potencialmente descartei o problema com uma falha no fio. Mas isso não quer dizer que não possa ser o problema.

Estou pensando que se fosse um curto-circuito, eu veria o código voltar assim que a ignição fosse desligada e ligada novamente, mas você verá abaixo que posso limpar o código por um período de tempo e ele não volta, isso é o que está me intrigando.

Meu raciocínio por trás disso é que, se eu limpar o código, posso rodar o carro sem problemas e sem que nenhum código apareça, se eu ligar o veículo dentro de um período de 7 horas após a limpeza do código, o código não aparece. Mas depois de 7 horas o código reaparece.

Então, basicamente, é isso que acontece

6h30, ligue o carro e obtenha o código. Limpar código
7h30, carro estacionado no trabalho
12h30, ligue o carro durante o intervalo do almoço, nenhum código presente
16h00, sair do trabalho, nenhum código presente
17h30, carro estacionado em casa
19h00, buscar a outra metade do trabalho dela, nenhum código presente
19h30, carro estacionado para a noite.
06h30, ligue o carro e obtenha o código. repetir

Eu encontrei isso no site da Honda Maris. Então eu não sei por que posso limpar o código, mas ele só volta depois que o carro ficou parado por 7 horas ou mais. As temperaturas da noite\/noite têm sido entre 10-15 graus c.

Isso realmente me deixou perplexo.

Attachments

#4 ·
Li em outro fórum que poderia haver um boletim de serviço da Honda para os códigos P0181, mas isso era para um motor 2.2 idtec, eu acho 🤔, e era um Accord.

Mas, essencialmente, descreve os mesmos problemas que você está enfrentando.

#6 ·
Eu li em outro fórum que poderia haver um boletim de serviço da Honda para os códigos P0181, mas isso foi para um motor 2.2 idtec, eu acho 🤔 e era um Accord.

Mas, essencialmente, descreve os mesmos problemas que você está enfrentando.

Eu tinha visto isso na noite passada, mas não tinha certeza se seria aplicável, como você mencionou que é para um Accord. Mas é possível que possa estar relacionado, pois sei que alguns modelos compartilham peças entre si.
Olhando para o boletim, ele também mencionou que há um sensor de temperatura do ar no MAP e o boletim diz para substituir o sensor MAP, o que contradiz o diagnóstico da Honda de substituir o sensor MAF. Então, carreguei a metralhadora de peças novamente e encomendei uma substituição, pois não são tão caros, £20. o que é muito mais barato do que ir à Honda para verificar, £20 só cobriria o mecânico colocando sua xícara de chá, mas não saindo do seu assento. :)

#5 ·
O P0181 é um código de falha do circuito. Diz que pode ser o sensor de temperatura do combustível ou a fiação ou o ECM. Quando os carros modernos são desligados, não significa que estão completamente desligados. Alguns fazem alguns testes para determinar se todo o sistema está funcionando corretamente. Já ouvi falar de reclamações em que o carro faz algum barulho no meio da noite.

Quando o carro está funcionando, as condições para determinar se o sensor de temperatura do combustível está lendo corretamente não estão disponíveis. Então, ele não faz os testes. Mais tarde, quando o carro está desligado, o ECM sabe a temperatura ambiente e o sensor de temperatura do combustível deve estar lendo de forma muito semelhante. Mas não é, então ele acende o CEL. O ECM então determina que a leitura está errada e coloca este código. Ele permite que você saiba onde começar a procurar o problema.

O que o Sensor de Temperatura do Combustível faz? Ele permite que o ECM determine o estado do combustível e saiba quanto combustível usar para manter o motor funcionando com eficiência ideal. Os carros antigos usavam apenas tanto combustível quanto precisavam e poluíam o ar. Não havia sistema de emissões. Os carros antigos funcionavam muito melhor sem o DPF. Mas vivemos em um mundo onde as emissões são uma preocupação. E todas essas proteções estão em vigor para proteger a saúde de todos.

Pessoalmente, não sei o suficiente sobre motores a diesel para ajudar. Mas sei o suficiente sobre DTCs para saber o que é um código de falha de circuito e o que procurar. Procure por Honda CRV P0181. Deve aparecer

"Qual é o código P0181 em um Honda CRV?
O código P0181 é um código de falha que lida com um problema com a Faixa/Desempenho do Circuito 'A' do Sensor de Temperatura do Combustível."

Boa sorte.

#7 · (Edited)
@Colinn Existem cem e uma falhas que podem causar o código de erro PGM-FI, mas o meu dinheiro está num relé da bomba de combustível defeituoso.

Eu sugiro que substitua o relé da bomba de combustível por um novo, que custa apenas cerca de £16 libras.

Por favor, note que não sei a localização deste relé no seu CRV, mas a captura de ecrã abaixo mostra a localização no antigo 2.2 iDTEC CRV, que estava localizado na caixa de fusíveis da cabine.

Mas uma simples chamada telefónica para o seu concessionário Honda local confirmaria isto ou consulte o manual do proprietário.

Image

#9 ·
@Colinn
Há uma centena de falhas que podem causar o código de erro PGM-FI, mas o meu dinheiro está num relé da bomba de combustível defeituoso.

Eu sugiro que você troque o relé da bomba de combustível por um novo, que custa apenas cerca de £ 16.

Observe que eu não sei a localização deste relé no seu CRV, mas a captura de tela abaixo mostra a localização no antigo CRV 2.2 iDTEC, que ficava na caixa de fusíveis da cabine.

Mas uma simples ligação telefónica para o seu concessionário Honda local confirmaria isso ou verifique no manual do proprietário.

View attachment 171975
Olá Kev,

o modelo do CR-V que eu tenho é a versão de facelift de 2016 que tem os 2 relés para o sistema PGM-FI. Um relé no compartimento do motor e o outro na caixa de fusíveis da cabine.

Vou ver se consigo obter alguns relés de substituição depois de trocar o sensor MAP. Como eu não estava ciente do sensor MAP e algumas pessoas/sites confundem a terminologia e confundem o sensor MAP com o sensor MAF e vice-versa. Agora descobri que o carro tem ambos e eles trabalham em conjunto, como eu já substituí o sensor MAF, vou em frente e substituir o sensor MAP também, então terei a tranquilidade de saber que ambos são unidades novas.

Caso contrário, os novos relés serão encomendados e instalados, e depois disso será para o eletricista automotivo para testar toda a fiação e possivelmente reprogramar o PCM, pois eu não tenho as ferramentas para fazer isso.

#10 ·
Olá a todos,

Acabei de me juntar a esta comunidade, tenho um CR-V nos últimos 3 anos e meio, sem problemas reais com o carro. Mas encontrei um problema que me deixou perplexo. Então, peço desculpas antecipadamente pela longa postagem. Tenho pesquisado neste fórum para encontrar uma solução e tentei diferentes soluções, todas sem sucesso.

Estava de férias no sul de Yorkshire e depois de dirigir de volta para a Escócia (300 milhas de carro), no dia seguinte fui ligar o carro e obtive o erro PGM-FI no visor, conectei o scanner ODB2 e obtive o seguinte código P0181 (Correlação de tensão do sensor de temperatura do combustível/sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor (ECT)/sensor de temperatura do ar de admissão (IAT)).

Ao verificar o carro, descobri que a mangueira entre a caixa de ar e o turbo tinha uma fenda de 2 polegadas, então suspeitei que esse fosse o possível problema, então a mangueira de substituição foi encomendada e instalada. Códigos apagados, na manhã seguinte o mesmo erro.

Suspeitei que possivelmente detritos tivessem entrado no sistema e bloqueado/sujado o sensor MAF, removi o sensor e limpei, erro apagado, na manhã seguinte o mesmo problema.

Encomendei um sensor MAF de substituição e instalei, limpei o código, na manhã seguinte o mesmo problema, o erro voltou.

Depois de mais buscas nos fóruns e na web, encontrei um link para o site da Honda Maris e comprei uma hora de acesso, verifiquei o site e descobri que deveria ter feito uma limpeza de aprendizado do sensor MAF e uma regeneração DPF após a instalação do sensor MAF, então fiz isso e limpei os códigos, na manhã seguinte o mesmo erro. O diagnóstico do site Maris dizia para substituir o sensor de temperatura do combustível, então encomendei a substituição da COX Autoparts e instalei, código limpo, na manhã seguinte o mesmo erro.

Mais pesquisas na web e nos fóruns sugeriram possíveis problemas com as velas de incandescência, o scanner ODB não detectando nenhum código de erro relacionado a problemas com as velas de incandescência. Mas as velas foram testadas in-situ. A vela número 2 mostrou leituras intermitentes, então um novo conjunto de velas Bosch foi encomendado e instalado, os códigos apagados, esta manhã o mesmo erro voltou.

O sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor foi substituído no ano passado devido a uma falha.

Então, agora estou completamente perplexo quanto ao que poderia estar causando os problemas. O carro funciona bem, sem perda de potência e a economia de combustível está na faixa de 50 a 55 MPG.

Alguns dados do scanner ODB2 com o carro em marcha lenta a 800 rpm

Pressão da linha de combustível 24,36 Mpa
Alvo de pressão da linha de combustível 28,04 Mpa
Pressão alvo da válvula de controle da linha de combustível 23,81 Mpa
Sensor IAT 1 21 graus C
Sensor IAT 2 34 graus C
MAP 99 Kpa
Mapa Alvo 99 Kpa

O carro sempre foi usado com diesel BP, sempre que possível, e ocasionalmente uma lata de aditivo diesel Original Syprin pelo tanque a cada 12 meses. O carro tem 87.000 km no hodômetro e foi revisado em intervalos regulares. Mesmo o mecânico local está perplexo quanto ao que poderia estar causando isso.

Qualquer ajuda/sugestões são bem-vindas

Colin.
Você já encontrou a causa? Estou com o mesmo problema.

#11 ·
Você já encontrou a causa? Estou com o mesmo problema
Sim, consegui consertá-lo, descobri que era um sensor defeituoso localizado na parte traseira do motor, logo abaixo do canto traseiro direito da tampa do motor 'earth dreams'. Verei se consigo encontrar uma foto e o número da peça. Mas pode ser um pouco complicado saber se é a peça certa, pois a própria Honda diz para trocar uma peça diferente do outro lado do motor para resolver, também vi vídeos no YouTube dizendo que são os injetores que causam o problema.