Honda CR-V Owners Club Forums banner
Status
Not open for further replies.

Ventoinhas não funcionando

7.3K views 6 replies 6 participants last post by  Chito  
#1 ·
Eu troquei a ventoinha do lado do passageiro quando ela não ligava. Eu fiz uma ligação direta e agora as duas ventoinhas estão funcionando, mas não sem o ar condicionado ligado.
Se eu dirigir sem o ar condicionado, o carro esquenta, até 213 graus e nenhuma ventoinha está funcionando.
Eu troquei o sensor térmico do radiador e as ventoinhas ainda não ligam.
O que devo fazer a seguir?
Além disso, há um único fio passando por baixo das ventoinhas que tem uma conexão, mas não consigo ver para onde esse fio vai. Alguma ideia e esse fio poderia ter algo a ver com o meu problema?
Obrigado pela sua ajuda!

#4 · (Edited)
Vá ao fórum gen 2 e veja os tópicos fixos para obter um link para baixar o manual de serviço
Vá para o capítulo 10, página 12, para o índice de solução de problemas.
Deve ser "a ventoinha do radiador não funciona para o arrefecimento do motor, mas funciona com o ar condicionado ligado".
A próxima página deve ser o diagrama do circuito.
A página 16 do mesmo capítulo tem as etapas de solução de problemas.
Ele diz solução de problemas do interruptor da ventoinha do radiador.
Circuito aberto em temperaturas ambiente normais.
A cerca de 199 graus F, o interruptor deve fechar.
Desconecte o conector de 2 pinos. Olhando para o resto do circuito e não para o interruptor
Pino 1 (fio preto) vai para a terra. Verifique a tensão e a continuidade para a terra.
Pino 2 (fio verde com faixa branca) vai para o PCM e caixa de fusíveis do compartimento do motor
Verifique a tensão com a chave de ignição na posição "ON".
A energia vinda dos relés e PCM também pode ligar as ventoinhas.

#6 ·
Obrigado Avisitor e Dave J. Tive que trocar o sensor de temperatura da água do motor.
Não gosto que as cabeças de cilindro de alumínio passem de 220.
O sensor agora liga as ventoinhas a 216 e desliga a 196. Ainda um pouco quente para o meu gosto, mas vivo com isso.
Obrigado novamente por toda a ajuda.
Encontrar o sensor foi uma aventura! Remova a caixa de ar completa e sob o tubo de metal quadrado perto do bloco do motor que contém a fiação elétrica do motor, você pode SENTIR. Apenas uma hora para trocar pela primeira vez.
Obrigado novamente!

#7 ·
Eu tinha a mesma pergunta e comecei a pesquisar sobre isso... Descobri que os 220-230F que o sensor ECT está lendo, é na verdade a temperatura do líquido de arrefecimento quando ele está sendo evacuado da cabeça após absorver todo o calor do motor e está a caminho do radiador. Como DaveJ disse, a temperatura na parte inferior do radiador, onde o interruptor do ventilador está localizado, é diferente da temperatura que o ECT está lendo na parte superior do motor. Espero que esta informação ajude.

Status
Not open for further replies.
You have insufficient privileges to reply here.