Honda CR-V Owners Club Forums banner

Compartilhando algumas descobertas

10K views 17 replies 8 participants last post by  majicman88  
#1 ·
Ok, então muitos têm CRVs de 2ª a 3ª geração com alta quilometragem agora, o meu está em 248 mil. Como os veteranos aqui sabem, sou um técnico automotivo (termo chique para mecânico, mas meus anos, conhecimento e assim por diante, eu ganhei o termo chique lol).

Histórico: meu V é meu bebê. Tudo em perfeita ordem, sem CEL, códigos, etc. No entanto, nas últimas semanas/meses, notei falta de potência, especialmente desde esta onda de calor. O problema ficou muito perceptível a 4500-5000 rpm.

Então, vamos ver a lista normal:

Conversor
Velas de ignição
Bobinas
Conjunto da válvula solenóide (solenóide vtec na parte traseira do motor)
Folga da válvula

Ok, chega. Novamente, meu bebê, então, é claro, tudo está em perfeita ordem. Como eu substituí meu sensor de relação ar/combustível (o2 antes do conversor) porque era de fábrica, então velho e desgastado. Nunca um CEL, apenas para evitar problemas inesperados mais tarde.

Agora, uma coisa que ninguém nunca menciona, e isso se aplica apenas de 2002 até talvez 2014 (não tenho certeza de onde a mudança para injeção direta assumiu), o fato de que eles têm sincronização variável das válvulas.

A VVT é feita geralmente (e é assim que a Honda fez) usando uma válvula solenóide como uma transmissão usa, para controlar a pressão e o fluxo de óleo no atuador do eixo de comando. Engrenagem de came espessa com parafusos nela.

A Ford e outras têm toneladas de problemas com isso, a Ford os chama de fasers de came. Mas basicamente a mesma droga.

Isso me fez pensar, se meu VVT não estiver funcionando de forma suave e correta, o motor não vai funcionar direito. O computador é programado para que as coisas aconteçam em sincronia. Então ele pensa que o eixo de comando está se ajustando a uma certa velocidade para um certo ponto, mas não está, não perfeitamente e suavemente de qualquer maneira.

$115 válvula de controle de óleo vvt. Sem redefinição do ECM para reaprender, basta conectar e ir para ver os efeitos imediatos sem que outros parâmetros tenham mudado.

Efeitos perceptíveis assim que saí do estacionamento para ir para casa. Um pouco mais de potência, aceleração agradável e suave até 6000, apenas um platô leve e breve pouco antes de 4500 quando o VTEC engatou. O mapeamento da transmissão seguiu o exemplo com o aumento da potência, menos entrada do acelerador para a mesma condução. Mudando de marcha mais cedo, menos redução de marcha ao acelerar ou subir uma colina.

Isso causou um CEL mais tarde, código de comutação o2. O que eu esperava que algo desse errado, já que eu não redefinir para o programa ECM padrão para que ele pudesse reaprender os novos parâmetros de um sistema VVT funcionando corretamente. Eu não redefinir de propósito. Queria provar minha teoria. Redefinido agora e tudo bem.

Um pouco longo e peço desculpas por isso, mas queria compartilhar isso com todos. Algo útil antes que as pessoas desistam de seu V porque ninguém consegue descobrir por que ele parece desgastado. Não, apenas um solenóide está desgastado. Este está no lado direito (passageiro) do motor, logo acima do suporte do motor, plugue único nele, parece que está montado dentro da tampa da corrente de distribuição, mas não está, apenas 1 parafuso de 10 mm e puxe. Vai vomitar um pouco de óleo, então certifique-se de que isso não caia em sua correia/polias. Coloque um pano por baixo antes de puxar, isso ajuda [emoji1787].

Enviado do meu SM-N975U usando o Tapatalk

#2 ·
Esta é uma publicação muito útil! O meu '08 com 191.000 milhas tem que reduzir muitas vezes em subidas, especialmente com o AC ligado. Talvez tente isto. Como é que se faz o reset/reaprender? Alguma combinação de voltas de chave e pressões no pedal do acelerador? (É assim que a Nissan faz)

ETA: Retiro o que disse. Essa combinação é para um reaprender de ar em ponto morto na Nissan.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro

#6 ·
@Tigris99 Obrigado por compartilhar!

Por favor, certifique-se de postar novamente em 6 meses/1 ano e nos dizer como a peça Dorman está funcionando. Algumas de suas peças são boas, outras não funcionam tão bem quanto as de fábrica. (Esta experiência é de várias marcas de carros, não apenas Honda.)

#8 ·
Atualização após a reinicialização e condução.

Agora funcionando como antes da reinicialização, antes que as coisas saíssem do controle e causassem o acendimento da CEL. Recuperação de potência muito boa, mesmo no calor, as colinas na rodovia que fariam com que ela saísse do overdrive e do bloqueio do conversor, ela sobe a 60-70 mph.

Também fiz alguns testes de aceleração parcial e total de baixa velocidade a 70, muito mais suave e responsivo.

Bom ter meu V de volta do jeito que ela deveria estar.

#9 ·
E mais uma atualização.

Estava um calor infernal hoje. Depois que voltamos da natação (pegamos a odisséia), tive que correr e pegar comida para meu gecko. Estar na cidade, posso usar a rodovia e St. Louis não é exatamente plano.

Teste final perfeito, ligar o ar condicionado. Fiquei agradavelmente chocado que agora ligar o ar condicionado não é um grande problema. Eu estava assumindo que meu compressor de ar condicionado estava quase gasto e colocando carga extra no motor, então eu não o usei, exceto quando está tão quente.

#11 ·
Sempre consigo sentir o engajamento do vtec ao atingir as velocidades de rodovia.

O ar condicionado em si não funciona de forma diferente, é que meu motor não percebe tanto a carga. Menos perda de potência perceptível.

As vibrações em marcha lenta são perceptíveis em qualquer motor de 4 cilindros com o ar condicionado ligado. Quanto mais velho o veículo, mais perceptível, pois o suporte do motor se desgasta com a idade.

#13 ·
@Carbuff2.... 2 cêntimos.... Obtenha o OEM para VVT, passei por 2 a 3 anos de mercado de reposição e estava prestes a desistir do meu Honda CRV 2006 com 300.000 km. Mas eu mudei de ideia. Depois de colocar o OEM no carro, ele voltou a funcionar quase normal, mas agora está começando a ter alguns problemas de marcha lenta sem códigos. Estou planejando limpar o solenóide novamente após a próxima troca de óleo. Também posso substituir o filtro. Eu faço entregas como um trabalho paralelo, então tenho que ficar em dia com a manutenção. Eu não sou mecânico, mas conheço alguns mecânicos e trabalhei no meu carro e passei alguns meses ajudando em uma oficina mecânica.

#14 ·
Obrigado pelo feedback solicitado.

Qual(is) marca(s) de válvulas VVT falharam cedo para você?

Tive os mesmos problemas com cilindros mestres de embreagem de reposição. Precisava esperar pelo OEM para conseguir um que durasse mais de 15.000 milhas. :mad:

#15 ·
Apenas jogando este comentário neste tópico, o meu é 2005 gen 2 @200k. Acho que experimentei este despertar de desempenho descrito aqui, apenas trocando o oring (peça da Honda) na válvula de controle de óleo VVT OEM (lado do passageiro acima do motor mt). Eu estava perseguindo a massa nojenta de vazamentos/vazamentos de óleo no lado do passageiro e no canto traseiro do motor. Então, também troquei as telas de oring/filtro no Vtec (traseira) e vvt (dianteira), ambas limpas, mas assadas. E o PCV (o antigo ainda estava clicando um pouco). Talvez a válvula VVT tenha vazado sob carga e enfraquecido meu sistema de sincronização vtec. Nunca codificou nada. Mas ele dirigia como um cachorro desde que eu o peguei @190k e eu não conseguia entender porque tenho muitas milhas em um Accord 03 que era um carro esportivo na minha opinião. Fiquei surpreso com o desempenho canino, mas apenas aceitei e atribuí a diferença à magia do accord versus a suspensão SUV inicial e a massa rotacional da tração nas quatro rodas e uma transmissão burra em um carro familiar. Grande aumento de desempenho em todas as rpm. Especialmente na 1ª-2ª-3ª marcha de aceleração na cidade, onde antes sempre pulava para a terceira marcha e arrastava em vez de subir para 4500 na 2ª. Obrigado a @Tigris99, que seguiu em frente, pela explicação. E observe, NENHUM CÓDIGO foi lançado!

#16 ·
Eu tive o mesmo problema que o OP com o meu 2011. Eu tive todo o sistema de sincronização (ambas as correntes, guias, tela VTC, tela VTEC, Atuador VTC e Solenoide de Controle de Óleo VTC) trocado com todas as peças OEM e ainda persistiu. Eu tive o ocasional chocalho VTC na partida a frio, que é por isso que tudo foi trocado. Na época, eu ainda não tinha trocado a própria solenoide VTEC. Eu suspeitei que meu problema estava lá, já que a Solenoide VTEC e a Solenoide de Controle de Óleo VTC compartilham a pressão do óleo entre elas e se uma estiver permitindo que a pressão caia ou não estiver lendo a pressão corretamente, elas não funcionarão corretamente. Eu tenho o VTEC ativando em RPMs mais altas, mas parece que está em "modo de emergência" entre 2k-3k após a 1ª marcha até que os RPMs cheguem a 3k, então a potência parece voltar. Se o VTEC não estiver funcionando, o motor entrará em um "modo de emergência" e não vai querer passar de 30 mph e/ou girar acima de 3k rpm. Não tenho certeza se está entrando intermitentemente em um modo de emergência devido a problemas de pressão de óleo da solenoide VTEC. Eu dirigi com esse problema por anos e ele acabou restringindo meu gato e desgastando dois dos meus injetores de combustível. Substitua a Solenoide VTEC, o gato e dois injetores e meu problema desapareceu. Eu fiz todos eles ao mesmo tempo, então não tenho certeza de qual deles causou o problema, mas eu sei que meu VTC ainda estava chocalhando de vez em quando até que eu trocasse a própria solenoide VTEC, a tela foi substituída antes no passado.

#17 · (Edited)
Qual a probabilidade de falha da válvula solenóide de controlo de óleo VVT? E com que quilometragem?
============================
Resposta da IA:

A probabilidade de falha da válvula solenóide de controlo de óleo VVT num motor Honda K24 é moderada, com falhas a ocorrer devido a desgaste, contaminação do óleo ou falhas de componentes relacionados, normalmente entre 96.000 e 200.000 milhas.

Aqui está uma análise mais detalhada:
  • Causas comuns de falha:
    • Desgaste: Com o tempo, os componentes internos da solenóide podem degradar, levando a mau funcionamento e eventual falha.

• Contaminação do óleo: Óleo do motor sujo ou de má qualidade pode entupir a válvula, fazendo com que ela emperre ou funcione mal.

• Falhas de componentes relacionados: A falha de componentes relacionados, como o atuador VTC ou outras partes do sistema VVT, pode impedir o funcionamento adequado da válvula de controlo de óleo.

• Falhas elétricas: A válvula é controlada pela unidade de controlo do motor (ECU), e problemas elétricos podem causar mau funcionamento.
  • Sintomas de uma solenóide VVT com defeito:
    • Marcha lenta irregular ou desigual.

• Aceleração e desempenho do motor ruins.

• Economia de combustível reduzida.

• Falhas de ignição do motor.

• Vazamentos de óleo da carcaça da solenóide.
  • Manutenção preventiva:
    • Mudanças regulares de óleo e substituições de filtro de óleo são cruciais para manter a saúde do motor e prevenir a contaminação do óleo.

• Usar óleo de motor de alta qualidade é importante para a lubrificação adequada e para evitar o acúmulo de borra.
  • Quando inspecionar:
    • A solenóide é geralmente inspecionada quando você está a ter problemas com o sistema VVT, ou se a luz de verificação do motor acender e o computador fornecer um código relacionado à posição da árvore de cames ou ao sistema VVT.
========================================================

Ainda solenóide VVT original com mais de 400.000 milhas. Poderá ser devido a mudanças de óleo frequentes (a cada 3-4 mil milhas)?
A peneira de óleo VVT e a junta do filtro da solenóide VVT foram substituídas com 389.000 milhas.

Mais alguém tem a solenóide VVT original no seu K24 com alta quilometragem?

#18 ·
Qual é a probabilidade de falha da válvula solenóide de controle de óleo VVT? E com qual quilometragem?
============================
Resposta da IA:

"A probabilidade de falha da válvula solenóide de controle de óleo VVT em um motor Honda K24 é moderada, com falhas ocorrendo devido a desgaste, contaminação do óleo ou falhas de componentes relacionados, normalmente entre 60.000 e 125.000 milhas.

Aqui está uma análise mais detalhada:
  • Causas comuns de falha:
    • Desgaste: Com o tempo, os componentes internos da solenóide podem se degradar, levando a mau funcionamento e eventual falha.

• Contaminação do óleo: Óleo do motor sujo ou de má qualidade pode entupir a válvula, fazendo com que ela trave ou funcione mal.

• Falhas de componentes relacionados: Falha de componentes relacionados, como o atuador VTC ou outras partes do sistema VVT, pode impedir o funcionamento adequado da válvula de controle de óleo.

• Falhas elétricas: A válvula é controlada pela unidade de controle do motor (ECU), e problemas elétricos podem causar mau funcionamento.
  • Sintomas de uma solenóide VVT com defeito:
    • Marcha lenta irregular ou irregular.

• Aceleração e desempenho do motor ruins.

• Economia de combustível reduzida.

• Falhas de ignição do motor.

• Vazamentos de óleo da carcaça da solenóide.
  • Manutenção preventiva:
    • Trocas regulares de óleo e substituições de filtro de óleo são cruciais para manter a saúde do motor e prevenir a contaminação do óleo.

• O uso de óleo de motor de alta qualidade é importante para lubrificação adequada e prevenção do acúmulo de borra.
  • Quando inspecionar:
    • A solenóide geralmente é inspecionada quando você está tendo problemas com o sistema VVT, ou se a luz de verificação do motor acender e o computador fornecer um código relacionado à posição da árvore de cames ou ao sistema VVT.
========================================================

Ainda solenóide VVT original com mais de 250 mil milhas. Poderia ser devido a trocas de óleo frequentes (a cada 3-4 mil milhas)?
O filtro de óleo VVT e a junta do filtro da solenóide VVT foram substituídos a 242 mil milhas.

Mais alguém tem a solenóide VVT original em seu K24 com alta quilometragem?
Você respondeu sua própria pergunta.

"Trocas de óleo frequentes". Eu não forçaria esses motores a passar de 4 mil milhas de qualquer maneira, pois eles são conhecidos por ter alguns problemas de queima de óleo em quilometragens mais altas. O intervalo de troca de óleo no meu 2011 diz 7500 milhas e isso é simplesmente estúpido, pois são conhecidos queimadores de óleo e você ficaria sem óleo muito antes de 7500 milhas.

Às vezes, eles falham eletronicamente, mas também falham em graus variados. Alguns podem funcionar, mas a maioria não notará se estiver tendo alguns problemas. Você realmente não sabe se falhou até que ele falhe totalmente. Eles não são comuns de falhar em um Honda, a menos que você não esteja mantendo seu motor corretamente. Às vezes, mesmo que você esteja mantendo o motor corretamente, ele ainda causará problemas ou falhará. Quando ele realmente falhar, você saberá, pois não poderá dirigir acima de 30.

A minha ainda funciona. Eu troquei porque sou TOC e apenas troco quando substituí o atuador VTC no eixo de comando, junto com as correntes, o tensor e as guias porque eu podia pagar. Eu não sou o proprietário original e ele costumava queimar óleo quando eu o peguei, mas eu corrigi isso. Daí a vontade de trocar tudo.