Honda CR-V Owners Club Forums banner
Status
Not open for further replies.

Velocímetro desligado... como ajustar?

19K views 14 replies 8 participants last post by  Lochinvar  
#1 ·
Li algures aqui que os velocímetros do CRV GEN 1 têm um "problema" com a sua precisão depois de algum tempo. Descobri que o meu velocímetro está errado em três milhas (EXEMPLO: Se o velocímetro mostrar que estou a 25MPH, estou na verdade apenas a 22 MPH... o que explica porque é que TODAS AS PESSOAS e o seu IRMÃO ME CONTINUAM A SEGUIR!). Hoje à tarde, liguei para a Honda local e perguntei-lhes se podiam ajustá-lo para que fosse PRECISO. O sujeito foi falar com o "mecânico chefe", depois voltou e disse que, na sua experiência, 90% das vezes este problema surge como resultado de TEREM SIDO COLOCADOS PNEUS DO TAMANHO ERRADO. Bem, os pneus do meu CRV SÃO do tamanho que se supõe que sejam (205/70 R15), por isso SEI que não é isso. Alguém aqui sabe COMO o velocímetro pode ser ajustado para que leia as MPH reais? Obrigado!

#4 ·
Eu não mexeria no velocímetro, a menos que soubesse que é especificamente o problema, e isso o incomoda o suficiente para corrigi-lo.

Antes de começar a reclamar do seu velocímetro, tenha em mente que o velocímetro nesses carros é eletrônico: há um servomotor para operar o ponteiro do medidor e um segundo servomotor para girar os odômetros. É totalmente possível que a eletrônica do carro esteja vendo a velocidade correta do carro, e é apenas a leitura do medidor analógico que está incorreta.

Eu particularmente não recomendaria modificar o velocímetro porque é bastante difícil de fazer. Logo depois que peguei meu carro, eu não estava super encantado com o laranja dos medidores, então tentei fazer um conjunto extra de medidores usando os mostradores azuis de um Civic, e foi muito mais fácil quebrar o velocímetro do que tirar o ponteiro. Além disso, a posição neutra do ponteiro do velocímetro não está na marca zero, está para baixo. Se você quisesse girar o ponteiro do velocímetro, precisaria girar manualmente o ponteiro para a direita até que ele apontasse para baixo e, em seguida, puxá-lo suavemente e, em seguida, colocá-lo de volta girado para a quantidade exata pela qual você queria corrigir o ponteiro, e então girá-lo de volta para a esquerda até que ele repousasse na parada zero. É possível, mas uma dor no saco.

Eu teria tido sucesso com meus medidores azuis, exceto que fiquei bem com os medidores laranja originais do meu carro antes de terminar.

A minha dica é anotar a indicação do velocímetro que você vê quando está indo na velocidade que deseja ir, lembrando-se dela e lendo o velocímetro com sua calibração em mente.

Você pode conectar uma ferramenta de digitalização no carro e dirigir com um passageiro lendo a velocidade do carro através da ferramenta de digitalização, enquanto você verifica o velocímetro. Contanto que o computador saiba a velocidade correta do veículo, ele dirigirá e mudará de marcha corretamente. Ao verificar o velocímetro, você saberá para onde deseja que o ponteiro aponte para ir nas velocidades que deseja.

O velocímetro do meu carro marca 3 mph a mais em todas as velocidades entre 10 mph e 70 mph. Ele marca mais do que isso se eu dirigir mais rápido, mas não tenho nenhum interesse em dirigir mais rápido. Saber disso me permite dirigir nas velocidades que quero, apenas colocando o velocímetro onde sei que ele precisa estar.

#5 ·
Os velocímetros da Honda tradicionalmente mostram uma velocidade 2-3% maior do que a velocidade real, então aprendi a viver com isso, ou aumentar o tamanho dos pneus para corrigi-lo. Ao passar de um 205/70R15 para um 205/75R15 ou 215/70R15, esses pneus de diâmetro ligeiramente maior foram suficientes para corrigir a velocidade. O mesmo com o meu '09 - agora uso 235/65R17 em vez de 225/65R17, e a 70 MPH estou apenas 0,25 MPH fora em um determinado momento (verificado com radar e GPS). É possível que o ponteiro possa estar ligeiramente errado, mas duvido. Em carros onde não aumento o tamanho dos pneus, não me incomodo com isso. Se o diâmetro for alterado, a velocidade no velocímetro sempre mudará por uma porcentagem, não por uma determinada quantidade de MPH (em outras palavras, não será 3 MPH de diferença tanto a 20 MPH quanto a 70 MPH).

Save
#6 · (Edited)
em outras palavras, não vai estar 3 MPH errado tanto a 20 MPH como a 70 MPH
Eu obtive este número calibrando contra o GPS e o PCM do carro, a cada 5 mph. Tenho minhas anotações em algum lugar, então sim, indica 3 mph a mais em todas as velocidades de 10 mph-70 mph.

O PCM, no entanto, estava lendo a velocidade correta em todas essas velocidades, então é definitivamente um problema de medidor e não um problema eletrônico.

Uma imprecisão constante de uma velocidade específica, em vez de uma porcentagem, significa que a agulha do medidor está presa ao servo no ângulo errado, porque as marcações do índice de velocidade no mostrador do medidor estão todas à mesma distância umas das outras.

#7 ·
Bem... no meu outro tópico sobre o meu motor POS a morrer, mencionei que um bom amigo meu me emprestou o CRV dele de '99... e "Wildcat" acima está correto... o velocímetro do CRV do meu amigo está 3 MPHs errado... como o meu! Por que uma empresa de automóveis FARIA DELIBERADAMENTE carros com velocímetros INACURADOS????

#9 ·
Com os pneus instalados de fábrica na pressão e tal quando novos, o velocímetro seria +/- 1 mph.

Só porque você tem pneus que correspondem ao tamanho do pneu na porta não significa absolutamente NADA.

É por isso que os veículos AWD e 4wd precisam ter pneus de tamanho, marca e linha de produtos correspondentes. Porque existem variações no diâmetro final do pneu.

Assim como os CRVs mais novos e outros veículos que usam monitoramento passivo da pressão dos pneus (usam sensores de velocidade da roda ABS) realmente lançarão um código e uma luz no painel se os 2 pneus por eixo não corresponderem quase exatamente. Então você não pode nem colocar 2 marcas diferentes no mesmo eixo ou há uma boa chance de que a luz do tpms acenda.

Enviado do meu SM-N975U usando o Tapatalk

#11 ·
Notei que a Blanda subestima sua velocidade e a distância percorrida. Existem alguns destinos para os quais vou regularmente há anos, fazendo o mesmo percurso. Por exemplo, um destino regular no norte da Virgínia fica a 48,0 milhas de distância, de acordo com o Google Maps, um pouco menos, conforme medido pelo Prius, Bolt e F-150 (entre 47,6 e 47,8), e apenas 46,3 milhas, de acordo com o computador de bordo da Blanda. Além disso, 54 mph no velocímetro da Blanda correspondem a 55-56 mph no GPS. O carro tem menos de um mês, com menos de 2.500 milhas no odômetro, sem alterações de qualquer natureza, usando os mesmos pneus originais comprados.

#12 ·
Eu li em algum lugar aqui que os velocímetros do GEN 1 CRV têm um "problema" com sua precisão depois de um tempo. Descobri que meu velocímetro está errado em três milhas (EXEMPLO: Se o velocímetro mostrar que estou a 25MPH, na verdade estou a apenas 22 MPH... o que explica por que TODO MUNDO e seu IRMÃO FICAM COLADOS EM MIM!).
Hoje à tarde, liguei para a concessionária Honda local e perguntei se eles poderiam ajustá-lo para que fosse PRECISO. O cara foi conversar com o "mecânico chefe", depois voltou e disse que, em sua experiência, 90% das vezes esse problema surge, é resultado dos PNEUS DE TAMANHO ERRADO sendo colocados. Bem, os pneus do meu CRV SÃO do tamanho que deveria estar (205/70 R15), então EU SEI que não é isso.
Alguém aqui sabe COMO o velocímetro pode ser ajustado para que ele leia o MPH real?
Obrigado!
Você pode usar um garfo de plástico para levantar suavemente o mostrador. Coloque-o de volta um pouco para a direita. Se isso não funcionar, calcule o diâmetro de seus pneus usando Pi. Coma a torta e viva com os 3 mph.

#13 ·
Se estiver alto, então eu não teria que colocá-lo um pouco para a ESQUERDA? De qualquer forma, essa é uma boa ideia, mas eu teria medo de tirar o painel de instrumentos do painel para fazer isso! AGORA... se fosse meu '74 VEGA.....:D

#15 ·
Se estiver marcando alto, então eu não teria que colocá-lo um pouco para a ESQUERDA? De qualquer forma, essa é uma boa ideia, mas eu teria medo de puxar o painel de instrumentos do painel para fazer isso! AGORA... se fosse meu '74 VEGA.....:D
Lembre-se que, se você fizer isso, o ângulo de repouso de um Servo não está na marca zero, está em algum lugar na parte inferior do velocímetro (onde diz "manutenção necessária"). Você precisa girar o ponteiro para a direita e soltá-lo para onde ele naturalmente quer parar antes de puxar o ponteiro.

Status
Not open for further replies.
You have insufficient privileges to reply here.