Honda CR-V Owners Club Forums banner

2006 Honda CRV - Código P2138

3.4K views 7 replies 3 participants last post by  ryandeleo  
#1 ·
Tenho recebido o código P2138 com perda de potência cerca de uma vez por semana ou mais no último mês. (Normalmente desligo o carro, ligo-o novamente e está tudo pronto) Hoje, ocorreu duas vezes no mesmo dia, então estou pensando que é hora de parar de ignorá-lo.

A minha pergunta é: este código garante que o problema está ocorrendo no Sensor de Posição do Pedal do Acelerador (APPS), ou existe a possibilidade de que seja realmente o Sensor do Corpo da Borboleta? Entendo que os valores desses dois sensores não estão alinhados, o que faz com que o motor desligue para o modo de baixa potência e emita o código. O que estou tentando evitar é substituir o APPS quando é realmente o Sensor do Corpo da Borboleta que está causando o problema. O APPS parece muito mais fácil de substituir.

Obrigado!

#2 ·
A ferramenta de digitalização provavelmente ajudará muito. Algumas coisas para verificar... A primeira coisa a fazer é entrar online e obter os TSBs (boletins de serviço técnico) para o seu veículo relacionados ao código. Esses TSBs resultam de reclamações de clientes ou problemas reconhecidos e do procedimento de reparo recomendado pela fábrica. Verifique online ou em um manual de serviço um possível procedimento de reaprendizagem para redefinir o computador. Por exemplo, em um Nissan, ligue a ignição e espere 3 segundos. Nos próximos 5 segundos, pressione e solte o pedal 5 vezes. Espere 7 segundos, pressione e segure o pedal por 10 segundos. Quando a luz de verificação do motor começar a piscar, solte o pedal. Espere 10 segundos e pressione o pedal novamente por 10 segundos e solte. Desligue a ignição. Puxe o conector elétrico do corpo da borboleta. Inspecione-o cuidadosamente em busca de terminais fêmeas ausentes ou dobrados. Procure corrosão. Limpe qualquer corrosão usando uma pequena chave de fenda de bolso. Coloque uma pequena quantidade de graxa elétrica nos terminais e reconecte-o. Se o conector do terminal tiver pinos dobrados ou ausentes, você pode pegar um novo "rabicho" na maioria das lojas de autopeças ou na concessionária. Inspecione a tampa superior do corpo da borboleta em busca de rachaduras ou empenamentos. Se houver algum, ligue para a concessionária e pergunte se eles vendem apenas a tampa superior. Caso contrário, substitua o corpo da borboleta. Com um voltímetro, sonde o sensor do pedal do acelerador. Ele terá 5 volts para referência e, ao lado, um sinal variável. Ligue a chave e pressione lentamente o pedal. A voltagem deve subir de 0,5 para 5,0 suavemente. Substitua-o se a voltagem aumentar ou se não houver voltagem no fio de sinal. Procure online a identificação do terminal do fio no corpo da borboleta do seu veículo. Sonde o conector do corpo da borboleta em busca de energia para o motor da borboleta. Peça a um ajudante para ligar a chave e pressionar ligeiramente o pedal. Se não houver energia, o computador está com defeito. Se houver energia, o corpo da borboleta está com defeito. Leia mais em: P2138 DTC Throttle/Pedal Pos Sensor/Switch D / E Voltage Correlation Copyright OBD-Codes.com

#3 ·
A ferramenta de digitalização provavelmente ajudará muito.

Algumas coisas para verificar...

A primeira coisa a fazer é entrar online e obter os TSBs (boletins de serviço técnico) para o seu veículo relacionados ao código. Esses TSBs resultam de reclamações de clientes ou problemas reconhecidos e do procedimento de reparo recomendado pela fábrica. Verifique online ou em um manual de serviço um possível procedimento de reaprendizagem para redefinir o computador. Por exemplo, em um Nissan, ligue a ignição e espere 3 segundos. Nos próximos 5 segundos, pressione e solte o pedal 5 vezes. Espere 7 segundos, pressione e segure o pedal por 10 segundos. Quando a luz de verificação do motor começar a piscar, solte o pedal. Espere 10 segundos e pressione o pedal novamente por 10 segundos e solte. Desligue a ignição. Puxe o conector elétrico do corpo da borboleta. Inspecione-o cuidadosamente em busca de terminais fêmeas ausentes ou dobrados. Procure corrosão. Limpe qualquer corrosão usando uma pequena chave de fenda. Coloque uma pequena quantidade de graxa elétrica nos terminais e reconecte-o. Se o conector do terminal tiver pinos dobrados ou ausentes, você pode pegar um novo "rabicho" na maioria das lojas de autopeças ou na concessionária. Inspecione a tampa superior do corpo da borboleta em busca de rachaduras ou empenamentos. Se houver, ligue para a concessionária e pergunte se eles vendem apenas a tampa superior. Caso contrário, substitua o corpo da borboleta. Com um voltímetro, sonde o sensor do pedal do acelerador. Ele terá 5 volts para referência e, ao lado, um sinal variável. Ligue a chave e pressione lentamente o pedal. A tensão deve subir de 0,5 para 5,0 suavemente. Substitua-o se a tensão aumentar ou não tiver tensão no fio de sinal. Procure online a identificação do terminal do fio no corpo da borboleta do seu veículo. Sonda o conector do corpo da borboleta para obter energia para o motor da borboleta. Peça a um ajudante para ligar a chave e pressionar ligeiramente o pedal. Se não houver energia, o computador está com defeito. Se houver energia, o corpo da borboleta está com defeito.

Leia mais em: P2138 DTC Throttle/Pedal Pos Sensor/Switch D / E Voltage Correlation
Copyright OBD-Codes.com
Obrigado pelas informações. Vou dar uma olhada em todos os conectores (recentemente limpei-os e borrifei spray de limpeza de contato elétrico neles, mas não verifiquei toda a fiação) para ver se talvez algo está desgastado, etc. e certamente tentarei testar a voltagem nos sensores do acelerador e do corpo da borboleta. Minha hipótese é que ambos serão verificados corretamente porque estou com o problema intermitentemente, não constantemente. Mas veremos em breve.

#4 ·
Como observação, alguém notou que muitas informações na internet afirmam que o CRV 2006 tem o sensor do pedal do acelerador no próprio pedal? Até mesmo meu Manual Haynes afirma isso (concedido, o manual é para CRV e Civic, mas, quando os dois se diferenciam, geralmente tem dois procedimentos). No entanto, tenho quase certeza de que o único sensor do pedal do acelerador no CRV 2006 está na parte superior do compartimento do motor, no lado do passageiro. É correto que não temos um sensor APP no pedal?

#5 ·
Os CRVs de 2002-2004 tinham um cabo do acelerador real e, portanto, um sensor de posição da borboleta no corpo da borboleta que você podia remover, e uma válvula de admissão de ar de marcha lenta. Os modelos 2005-2006 são "drive by wire", então o corpo da borboleta é integrado ao sensor de posição da borboleta, e a borboleta é controlada por um motor eletrônico que a move com base nos valores que recebe do sensor de posição do acelerador. Não há válvula de admissão de ar de marcha lenta, e eu não consegui encontrar uma maneira de substituir o sensor de posição da borboleta sem substituir todo o corpo da borboleta.

Minha compreensão em relação ao sensor de posição do acelerador é a mesma que a sua - na parte traseira esquerda do compartimento do motor.

Eu acho que você deveria ser capaz de obter um scanner OBD Bluetooth barato e verificar os valores tanto do sensor de posição do acelerador quanto do sensor de posição da borboleta, fazendo uma "varredura" - basta pressionar lentamente o pedal totalmente e soltá-lo lentamente, e procurar zonas mortas ou picos ou o que for. Este código parece não indicar se o problema é com o sensor APP ou o TPS, ou a fiação para eles.

Este vídeo tem um olhar bastante aprofundado sobre como testar seu TPS

Para sua informação, eu identifiquei incorretamente um problema com meu TPS quando estava olhando os valores e substituí o corpo da borboleta por um usado de um ferro-velho do eBay. Não particularmente caro ou difícil, mas foi uma mudança desnecessária. Se você estiver na área de Nova York, pode ter o meu original por um preço baixo, lol. Este vídeo mostra como substituí-los

#6 ·
Obrigado pela sua resposta! Sim, depois de mexer um pouco, percebi que o fio vai do pedal para o sensor APP na parte superior do compartimento do motor, no lado do passageiro. Nenhum sensor no próprio pedal. Achei curioso que o meu manual da Haynes estivesse errado.

Eu tenho um sensor FIXD, mas os "dados em tempo real" não parecem funcionar para os sensores APP ou TP (vai entender), então estou meio que cego aqui em relação a qual pode ser. No entanto, encontrei outro tópico no fórum aqui de um proprietário de CRV com códigos P2138 intermitentes e uma das sugestões foi verificar a "folga" no fio que vai do pedal para o sensor APP. Quando olhei para o meu, havia muita folga. Apertei, acabei de fazer um passeio de 20 minutos e nenhum problema. Talvez o fio solto estivesse atrapalhando o sensor? Ainda não estou com esperanças, mas morrerei se for apenas o fio. Comprei um sensor APP de reposição na Autozone, mas espero não ter que instalá-lo e poder devolvê-lo.

Aqui está um link para o tópico do fórum que eu vi.

Postarei aqui uma atualização depois de dirigir um pouco neste fim de semana.

#7 · (Edited)
Obrigado pela sua resposta! Sim, depois de mexer um pouco, percebi que o fio vai do pedal para o sensor APP na parte superior do compartimento do motor, no lado do passageiro. Nenhum sensor no próprio pedal. Achei curioso que o meu manual Haynes estivesse errado.

Eu tenho um sensor FIXD, mas os "dados em tempo real" não parecem funcionar para os sensores APP ou TP (vai entender), então estou meio que cego aqui em relação ao que pode ser. No entanto, encontrei outro tópico no fórum aqui de um proprietário de CRV com códigos P2138 intermitentes e uma das sugestões foi verificar a "folga" no fio que vai do pedal para o sensor APP. Quando olhei para o meu, havia muita folga. Apertei, acabei de fazer um passeio de 20 minutos e nenhum problema. Talvez o fio solto estivesse atrapalhando o sensor? Ainda não estou com esperanças, mas morrerei se for apenas o fio. Comprei um sensor APP de reposição da Autozone, mas espero não ter que instalá-lo e poder devolvê-lo.

Aqui está um link para o tópico do fórum que eu vi.

Postarei aqui uma atualização depois de dirigir um pouco neste fim de semana.
Bem, pensamento positivo, ainda lançando códigos P2138 e entrando no 'modo de emergência'. Suspeito que isso não esteja relacionado aos sensores APP ou do acelerador. Não há problema durante a aceleração, é sempre quando o carro está 'em ponto morto' com o pé fora do pedal do acelerador. Quando meu pé está fora do acelerador, parece que o motor está fazendo 'frenagem pesada do motor' através da redução de marchas, mais do que eu me lembro. Ao se aproximar da marcha lenta, o carro meio que 'desce' para a marcha lenta, descendo para 1.000 rpm, parando e, em seguida, 'descendo' para cerca de 800, nunca desce suavemente para 800. Limpei o corpo da borboleta com um pano (não o retirei, mas limpei-o enquanto ainda estava parafusado), mas, honestamente, não estava muito sujo.

Vou instalar aquele sensor APP de reposição para ver se ajuda. Vou dirigi-lo por alguns dias e ver se os códigos ainda aparecem.