Honda CR-V Owners Club Forums banner
Status
Not open for further replies.

Substituição do módulo ABS/VSA. Inicialização ou calibração/ajuste necessário? O FSM não menciona isso.

22K views 7 replies 3 participants last post by  Theman5  
#1 ·
CR-V 2006. Vou substituir o módulo ABS/VSA por um usado. Entendo que após a instalação e sangria, uma ferramenta de diagnóstico de alto nível deve ser usada para recalibrar ou "inicializar" o módulo, incluindo "ajustar" alguns sensores com a ferramenta de diagnóstico. Eu tenho uma ferramenta de diagnóstico, mas não de nível de concessionária como essa ou Honda HDS.

A minha pergunta é: Por que o Manual de Serviço de Fábrica da Honda não menciona nada sobre isso? Eu olhei várias vezes e não menciona nada sobre isso, além de algum tipo de procedimento de "memorização", que não parecia exigir uma ferramenta de diagnóstico de alto nível.

Eu vi um vídeo (One Main Auto - Eric. O.) com um CR-V e Eric usou uma ferramenta de diagnóstico de alto nível para ajustar os sensores após substituir o módulo ABS/VSA, mas literalmente levou um minuto. Nada mais foi feito. Entrei em contato com uma oficina mecânica e eles disseram que a recalibração e o ajuste levam de 1,5 a 2 horas e me custariam de $185 a $225. Isso parece certo?

Por fim, se exigir essa inicialização (ou o que quer que seja chamado), o sistema Honda HDS usado em conjunto com um dispositivo HIM pode fazer o truque?

Save
#2 ·
Verifiquei o meu CRV 06 com um Autel MS908 a este respeito. O procedimento de memorização dos sensores não demora nada. Depois de entrar no menu, o procedimento leva menos de 5 segundos para ser concluído. Os sensores ajustados são o sensor do ângulo de direção, o sensor de pressão do freio e o sensor G lateral.

O programa Honda HDS junto com o HIM pode fazer a mesma coisa. Mas não tem a função "sangria do modulador" para forçar o fluido de freio para o modulador VSA como faz na minha ferramenta de digitalização. Eric O usou um sangrador de freio de pressão em vez desta função na sua ferramenta de digitalização. Esse método é mais rápido para sangrar e empurrar o fluido de freio velho para fora das quatro pinças.

#3 ·
Verifiquei meu 06 CRV com um Autel MS908 a respeito disso. O procedimento de memorização para os sensores não leva muito tempo. Depois de entrar no menu para isso, o procedimento leva menos de 5 segundos para ser concluído. Os sensores ajustados são o sensor de ângulo de direção, o sensor de pressão do freio e o sensor G lateral.

O programa Honda HDS junto com o HIM pode fazer a mesma coisa. Mas não tem a função "sangria do modulador" para forçar o fluido de freio no modulador VSA como tem na minha ferramenta de diagnóstico. Eric O. usou um sangrador de freio de pressão em vez dessa função na sua ferramenta de diagnóstico. Esse método é mais rápido para sangrar e empurrar o fluido de freio velho para fora de todas as quatro pinças.
Muito obrigado por responder! Então, a única "inicialização" ou "calibração" ou "ajuste do sensor" é o que Eric O. fez em seu vídeo, que levou menos de um minuto, o mesmo que você está dizendo que fez? Essa deve ser a razão pela qual o Honda FSM não menciona mais nada, como uma calibração. Por que esta oficina em Austin, TX está me dizendo que leva de 1,5 a 2 horas? Talvez eles estejam pensando em outras aplicações. Terei que olhar novamente para o FSM, mas ele menciona um procedimento de "memorização" usando o HDS, mas diz que tudo o que o HDS faz é curto-circuitar alguns conectores (não tenho certeza se faz mais). Estou me perguntando se os conectores podem ser curto-circuitados manualmente? O dispositivo Honda HDS com HIM pode ser obtido por cerca de US$ 100 online para um dispositivo clonado, então posso fazer isso, pois é mais barato do que o que a oficina quer.

Certo, Eric O. usa um sangrador de pressão, mas eu não tenho isso e não me importo de usar uma mangueira colocada em uma garrafa com fluido e apenas fazê-lo em cada roda manualmente. O Honda FSM diz que está OK fazer isso, na verdade, é a única maneira que ele mostra para fazê-lo.

Por fim, quando eu substituir o módulo ABS/VSA e sangrar o sistema, ainda posso dirigir o carro se tiver que levá-lo a algum lugar para fazer a memorização/ajuste? Caso contrário, terei que fazer o dispositivo Honda HDS com HIM funcionar com meu antigo laptop Windows XP.

Save
#4 ·
Toda a "inicialização", "calibração" e "ajuste do sensor" são a mesma coisa. Sim, eu fiz a função da ferramenta de digitalização para aprender as memorizações do sensor (a mesma coisa), e levou 3 segundos para a ferramenta de digitalização terminar. Isso sem trocar o módulo ABS e, claro, os diferentes sensores e solenóides internos. No entanto, não acredito que haja uma grande diferença de tempo.

Eu também comprei um dispositivo Honda HIM clonado pelo mesmo preço, se bem me lembro (US$ 100). Não realizei o procedimento com ele, mas acredito que leva uma quantidade de tempo semelhante.

Você pode sangrar os freios manualmente, mas levará muito tempo para fazê-lo. E você precisará de um assistente para ajudá-lo a abrir e fechar os parafusos de sangria da pinça enquanto você ou o assistente pressionam e soltam o pedal do freio. No vídeo, Eric O. conseguiu pressionar o pedal do freio e não se preocupar em reintroduzir ar no sistema por causa do ar forçado empurrando o fluido de freio de cima do reservatório do cilindro mestre e para fora das pinças. Se você tiver acesso a um compressor de ar, pode fazer este trabalho sozinho usando um sangrador de freio pneumático. Se você optar por fazer isso, certifique-se de fazer sua própria pesquisa sobre qual ferramenta escolher. Este método é mais fácil e (provavelmente) mais rápido do que fazê-lo manualmente.

Você ainda pode dirigir o carro depois de conseguir sangrar todo o ar, mas ainda não realizou o procedimento de memorização. A bomba ABS será desativada, então dirija com sua própria cautela.

#5 ·
Toda a "inicialização" e "calibração" e "ajuste do sensor" são a mesma coisa. Sim, eu fiz a função da ferramenta de digitalização para aprender as memorizações do sensor (a mesma coisa), e levou 3 segundos para a ferramenta de digitalização terminar. Isso sem trocar o módulo ABS e, claro, os diferentes sensores e solenóides internos. Eu não acredito que haja uma grande diferença de tempo, no entanto.

Eu também comprei um dispositivo Honda HIM clonado pelo mesmo preço, se bem me lembro (US$ 100). Eu não realizei o procedimento com ele, mas acredito que leva uma quantidade de tempo semelhante.

Você pode sangrar os freios manualmente, mas levará muito tempo para fazê-lo. E você precisará de um assistente para ajudá-lo a abrir e fechar os parafusos de sangria da pinça enquanto você ou o assistente pressionam e soltam o pedal do freio. No vídeo, Eric O. foi capaz de pressionar o pedal do freio e não se preocupar em introduzir ar de volta no sistema por causa do ar forçado empurrando o fluido de freio de cima do reservatório do cilindro mestre e para fora das pinças. Se você tiver acesso a um compressor de ar, pode fazer este trabalho sozinho usando um sangrador de fluido de freio pneumático. Se você optar por fazer isso, certifique-se de fazer sua própria pesquisa sobre qual ferramenta escolher. Este método é mais fácil e (provavelmente) mais rápido do que fazê-lo manualmente.

Você ainda pode dirigir o carro depois de conseguir sangrar todo o ar, mas ainda não realizou o procedimento de memorização. A bomba ABS será desativada, então dirija com sua própria cautela.
Ótimas informações; obrigado por esclarecer isso:

1. A inicialização/calibração/memorização/ajuste do sensor é tudo a mesma coisa.
2. Ainda posso dirigir o veículo após a sangria, mesmo sem realizar o procedimento de memorização.
3. O clone do dispositivo Honda HDS w/HIM fará esse procedimento.

Na verdade, eu tenho um sangrador de freio penumático (exatamente o mesmo que você colocou no link), mas eu estava insatisfeito com seu desempenho com meus outros carros. Ele nunca me daria um fluxo claro de fluido através do tubo transparente saindo do parafuso de sangria (o que significa que há ar lá dentro, certo?). A menos que o ar fosse introduzido logo na saída do bico de sangria ao entrar no tubo, se o tubo que vem com ele não se encaixar perfeitamente no bico do parafuso de sangria, fazendo com que o ar entre no tubo? Meu compressor de ar tem 32 galões, então esse não deveria ser o problema, mas notei que o sangrador penumático estava fazendo o compressor funcionar constantemente. Eu mudei para usar um tubo de vinil transparente submerso em fluido em um recipiente selado (garrafa transparente com um buraco na tampa por onde o tubo é inserido) e fui e pressionei os freios sozinho e consegui obter um fluxo claro em pouco tempo. Talvez eu não esteja entendendo como o sangrador penumático funciona?

Este é o carro da minha filha, e eu estou acostumado a freios normais, não ABS de qualquer maneira, já que nunca tive um carro com ABS, então dirigi-lo antes da memorização não deve ser um problema.

Além disso, notei que você mencionou a mesma memorização/ajuste que Eric. O. mencionou (ângulo de direção, G lateral e sensor de pressão), mas o Honda FSM só menciona "VSA Sensor Neutral Position Memorization" usando o HDS/HIM. Ele não menciona nada sobre qualquer outra memorização para G lateral, ângulo de direção ou sensor de pressão, a menos que a memorização da posição neutra do sensor VSA seja realmente todas essas coisas?

Eu acho que se eu não quiser me preocupar em comprar e esperar pela entrega de um dispositivo HDS w/ HIM, eu poderia encontrar outra oficina que concordasse que leva apenas um minuto para fazer o trabalho. Eu não sei se você trabalha com reparos automotivos ou não, mas se você trabalha, quanto você cobraria para fazer a memorização para um cliente que trouxe o carro depois de substituir o módulo sozinho? US$ 185 - US$ 225 parece um preço incrivelmente alto a ser pago por algo que levaria apenas alguns minutos para a oficina.

Save
#6 · (Edited)
Eu nunca entendi muito bem como saber quando aqueles sangradores pneumáticos terminaram de tirar o ar. Usei dois modelos diferentes (um era da marca Matco e não sei qual o outro), e ambos pareciam ter ar e quase nenhum fluido passando pela mangueira transparente que coloquei nos parafusos de sangria. Eles também se encaixavam perfeitamente nas conexões, então o ar definitivamente não estava entrando por fora. E, honestamente, eu apenas deixava em cada parafuso da pinça por cerca de 5 minutos sempre que substituía as pinças de freio. Nunca substituí módulos ABS antes, então não sei quanto tempo levaria para tirar todo o ar.

O ângulo de direção, a aceleração lateral e os sensores de pressão são o que tanto a ferramenta de diagnóstico quanto o Honda HIM dizem que será ajustado. Este modelo CRV deste ano, na verdade, não possui os sensores de ângulo de direção e aceleração lateral, apenas o sensor de pressão. E, pelo que entendi, apenas o sensor de pressão dentro do módulo ABS é calibrado, então não se preocupe tanto com isso.

Antes de ter minha ferramenta de diagnóstico, levei um 08 GMC Envoy a uma oficina mecânica para fazer o novo procedimento de reaprendizagem do corpo da borboleta. Eles pegaram seu grande tablet Snap On e fizeram o reaprendizado em 4 minutos, cobrando US$ 60 por isso. Parecia um bom negócio na época por alguns minutos de "trabalho". Eu tentaria encontrar uma oficina ou um mecânico independente que cobrasse um valor razoável.

Edição: Posso estar enganado sobre o sangrador pneumático ser mais rápido do que o método de duas pessoas para sangrar os freios. Se você tiver um bom ritmo, poderá fazê-lo mais rapidamente do que usando a ferramenta pneumática.

#7 ·
Eu nunca entendi como saber quando aqueles sangradores pneumáticos terminaram de tirar o ar. Usei dois modelos diferentes (um era da marca Matco e não sei o outro), e ambos pareciam ter ar e quase nenhum fluido saindo da mangueira transparente que coloquei nos parafusos sangradores. Eles também se encaixavam perfeitamente nas conexões, então o ar definitivamente não estava entrando por fora. E, honestamente, eu apenas deixei em cada parafuso da pinça por 5 minutos ou mais sempre que substituía as pinças de freio. Nunca substituí módulos ABS antes, então não sei quanto tempo levaria para tirar todo o ar.

O ângulo de direção, a aceleração lateral e os sensores de pressão são o que tanto a ferramenta de digitalização quanto o Honda HIM dizem que serão ajustados. Este modelo CRV deste ano, na verdade, não possui os sensores de ângulo de direção e aceleração lateral, apenas o sensor de pressão. E, pelo que entendi, apenas o sensor de pressão dentro do módulo ABS é calibrado, então não se preocupe tanto com isso.

Antes de ter minha ferramenta de digitalização, levei um 08 GMC Envoy a uma oficina para fazer o novo procedimento de reaprendizagem do corpo da borboleta. Eles pegaram seu grande tablet Snap On e fizeram o reaprendizado em 4 minutos, cobrando US$ 60 por isso. Parecia um bom negócio na época por alguns minutos de "trabalho". Eu tentaria encontrar uma oficina ou um mecânico independente que cobrasse um valor razoável.
Novamente, ótimas informações e obrigado por responder. US$ 60 parecem mais razoáveis. Você quer dizer que, embora ambos os sangradores pneumáticos que você usou parecessem permitir que bolhas de ar passassem, você ainda os usou (cerca de 5 minutos em cada pinça) e quando você terminou os freios estavam firmes? Se sim, talvez eu tente novamente. Seria muito legal ter o dispositivo de digitalização de alto nível para que eu pudesse sangrar o módulo ABS enquanto sangrava os freios padrão e apenas fazer a memorização/calibração sozinho, mas com base no modelo que você mencionou, parece custar entre US$ 1.000 e US$ 2.500, o que eu não posso pagar.

O FSM para este 2006 diz que ele tem um sensor de ângulo de direção. Nenhuma menção de ser ajustado, no entanto, além da memorização que mencionei em meu post anterior. Em qualquer caso, acho que você está dizendo que tudo está incluído quando o ajuste/memorização/calibração é feito.

Eu avisarei como vai. Ainda estou terminando o interior da substituição de dois airbags que acabei de fazer e provavelmente não chegarei ao módulo ABS até o próximo fim de semana. Agradeço que você esteja tentando me ajudar.

Save
Status
Not open for further replies.
You have insufficient privileges to reply here.