Olá,
Meu CRV 2019 teve uma bateria descarregada hoje. Esta é a primeira vez que isso aconteceu.
Eu dei um tranco e ele está funcionando no momento.
Existe alguma maneira no painel ou algo assim que eu possa determinar se a bateria está com defeito ou eu realmente preciso testá-la em uma oficina?
Então, sua bateria tem aproximadamente 3 anos, talvez um pouco mais. Não é incomum ver um veículo moderno matar uma bateria em 3 anos. Se você cuidar bem da sua bateria, ela pode durar 4 ou 5 anos, mas se você fingir que sua bateria está boa até o dia em que ela te deixar na mão... planeje substituí-la a cada 3 anos.
NÃO confie nessa bateria até ver bons resultados de dados de um teste de carga adequado. As baterias de partida não se saem bem quando são permitidas descarregar a ponto de não poderem dar partida no veículo. A indústria até diz... não se pode esperar que as baterias de partida sobrevivam a mais de 10 episódios como esse. Mas o fato é... descargas profundas (menos de 8vdc na bateria) podem matar uma bateria após um evento de descarga profunda.
Como os veículos automotores modernos exigem cada vez mais demandas latentes nas baterias modernas, o único recurso para os fabricantes de veículos é planejar baterias cada vez maiores a cada nova geração de veículos. A Honda fez isso com o Accord em 2018 e o CRV em 2020... passando para as baterias H5 maiores (ou equivalentes).
Alguns proprietários aumentam o tamanho da bateria quando a substituem. Isso lhe dará mais CCA (o que é inútil para um CRV), mas o mais importante é que lhe dará uma bateria com uma capacidade de reserva maior. Mais capacidade de reserva significa que, em média, a tensão da bateria diminuirá mais lentamente sob descarga parasitária normal. É a baixa tensão da bateria (tensão inferior a 12,5vdc) que cria as condições para a sulfatação nas placas da bateria e, à medida que a tensão continua a cair... a sulfatação acelera.