Honda CR-V Owners Club Forums banner

Drenagem parasitária causada pela maçaneta da porta 2016

1 reading
23K views 77 replies 37 participants last post by  rbilabronze  
#1 ·
Para sua informação - resolvido um dreno parasita da bateria

Por cerca de 6 meses, a bateria do carro em nosso CRV EX 2016 não teve energia suficiente para ligar o motor. Na noite anterior, estava com 12 volts e de manhã com 8 volts. A bateria foi substituída, mas o problema continuou. Percebi que, quando me aproximava do CRV com um FOB, às vezes, mas nem sempre, o carro destravava automaticamente sem que eu pressionasse o botão de destravamento do FOB. Se isso acontecesse à noite, a bateria ficaria fraca pela manhã e não conseguiria ligar o motor. A concessionária fez um teste de diagnóstico (US$ 180) e descobriu que a maçaneta da porta do lado do motorista estava causando um curto-circuito elétrico, que enviava repetidamente um sinal para a placa de circuito que controlava o sistema Smart.

A maçaneta foi substituída (US$ 600) e o dreno parasita da bateria parou. Já se passaram 5 meses e o problema da bateria descarregada não voltou. O consultor de serviço disse que eles começaram a ver isso acontecer em CRV e Civic mais antigos.

#3 ·
Bom diagnóstico, mas $600 por uma maçaneta parece excessivo. Mais os $180 pelo próprio diagnóstico.

Você teve que pagar o valor total? Ou a Hondacare ajudou com os custos? (Só por curiosidade)
Sim, eu paguei tudo. Não estou satisfeito com o valor, mas o problema foi resolvido. Demorou 6 semanas para conseguir a maçaneta e ela parece nova - combina perfeitamente com a cor. Eu não tenho Hondacare, pois, no geral, os Hondas que eu tive foram muito confiáveis.

#7 ·
Estamos a lidar com este problema agora! Até recebemos um novo alternador porque o mecânico pensou que esse era o problema. Não. Então, agora também estamos a substituir a maçaneta da porta. E a concessionária Honda disse que este problema é comum. Parece que deveria ser um recall. Vai nos custar quase US$ 1.000 com diagnósticos e taxas de serviço.

#10 ·
Estamos lidando com esse problema agora! Até recebemos um novo alternador porque o mecânico achou que esse era o problema. Não. Então, agora também estamos trocando a maçaneta da porta. E a concessionária Honda disse que esse problema é comum. Parece que deveria ser um recall. Vai nos custar quase US$ 1.000 com diagnósticos e taxas de serviço.
Igual. Bateria nova em fevereiro, motor de partida novo em maio, agora é a maçaneta da porta do lado do motorista…. US$ 795 + impostos, etc. ☹ Certamente espero que isso resolva o problema.

#8 ·
Então pensei em entrar no fórum e dar a minha opinião, tive exatamente o mesmo problema no meu EX-L 2016. O meu parecia estar a piorar progressivamente em termos da velocidade com que descarregava a bateria. Acabou por matar a minha bateria, pois acho que a descarga constante seguida de carregamento rápido que eu estava a fazer depois, acabou por ter um efeito, ao ponto de ficar sem bateria depois de apenas algumas horas. Suspeitei do mesmo problema com a maçaneta da porta do passageiro, com base na leitura deste post e, subsequentemente, notando que quando eu estava a 1,5-2 metros da porta do lado do passageiro com o chaveiro no meu bolso, ela estava a destrancar, embora não devesse fazê-lo até que você toque na maçaneta. Então, eu acho que esse sensor disparando o tempo todo é o que faz isso. Comprei uma bateria nova na Pep Boys (a minha morta ainda estava na garantia, felizmente), deixei-a no revendedor depois e expliquei o que estava a acontecer. Eles, é claro, agem como se nunca tivessem ouvido falar de tal coisa, o que eu simplesmente não acredito... Acho que esse problema é bastante comum nesta safra e modelo. De qualquer forma - taxa de diagnóstico - $167; maçaneta da porta do passageiro $493, mão de obra $320. Estou feliz por não ter mais que me preocupar com isso.

#55 ·
Então pensei em entrar no fórum e dar minha opinião, tive o mesmo problema no meu EX-L 2016. O meu parecia estar piorando progressivamente em termos da velocidade com que descarregava a bateria. Acabei matando minha bateria, pois acho que a descarga constante seguida de carregamento rápido que eu estava fazendo depois cobrou seu preço, a ponto de ficar sem carga depois de apenas algumas horas. Suspeitei do mesmo problema com a maçaneta da porta do passageiro, com base na leitura deste post e, subsequentemente, notando que quando eu estava a 1,5-2 metros da porta do lado do passageiro com o chaveiro no bolso, ela estava destravando, embora não devesse fazê-lo até que você toque na maçaneta. Então eu acho que esse sensor disparando o tempo todo é o que faz isso. Consegui uma bateria nova na Pep Boys (a minha morta ainda estava na garantia, felizmente), deixei-a na concessionária depois e expliquei o que estava acontecendo. Eles, é claro, agem como se nunca tivessem ouvido falar de tal coisa, o que eu simplesmente não acredito... Acho que esse problema é bastante comum nesta safra e modelo. De qualquer forma - taxa de diagnóstico - $ 167; maçaneta da porta do passageiro $ 493, mão de obra $ 320. Estou feliz por não ter mais que me preocupar com isso.
E se você removesse o fusível que controla a porta do motorista? E apenas usasse a chave manual???

#9 ·
Eu tenho um CRV 2016 e estou com o mesmo problema. Mas eu não reconheci a importância da minha porta destrancando apenas por sair e estar perto do meu carro. Esta é a minha 3ª bateria em 5 meses. O revendedor não conseguiu encontrar o problema. Graças a este tópico, eu disse ao meu consultor de serviço o que eu achava que estava acontecendo e pronto. $1000 para consertar por peça e mão de obra, mas pelo menos esse será o fim!

#11 ·
Há pelo menos 3 anos que tenho exatamente o mesmo problema com o meu Honda CRV de 2016. A causa raiz foi finalmente diagnosticada após substituir a bateria duas vezes em menos de 2 anos. Optei por não substituir a maçaneta da porta, pois o problema só ocorre quando o carro fica parado por mais de 48 horas e não importa se está dentro ou fora de casa. O concessionário Honda informou-me que o custo da substituição da maçaneta da porta seria de cerca de $775. Por enquanto, não usarei meu CRV quando fizer viagens longas e tiver que deixá-lo no estacionamento do aeroporto. Em vez disso, levarei meu outro carro para o aeroporto e deixarei o CRV em casa depois de desconectar a bateria. Concordo que a Honda deve emitir um recall, pois este é obviamente um problema comum e provavelmente algum tipo de defeito de fabricação.

#12 ·
Eu tenho um exl de 2015. A maçaneta de entrada inteligente da porta do motorista apresenta comportamento inconsistente. Notavelmente, às vezes ela destrava ao se afastar. Isso também está associado à descarga da bateria em menos de uma semana. Ele tem uma bateria 51r e um alternador que foram testados como ok.

Se o conector dentro da porta com a maçaneta inteligente com defeito for desconectado, isso pode potencialmente resolver o problema de descarga até que a maçaneta da porta seja substituída?

Eu tenho um testador Obd Foxwell 510 elite com o módulo Honda. Isso seria capaz de testar a maçaneta da porta?

#13 ·
Isso potencialmente resolve o problema de drenagem até que a maçaneta da porta seja substituída?
Não tenho certeza sobre o Foxwell, mas a maioria dos testes de drenagem parasitária são realizados com um amperímetro, então, se ele estiver instalado e você desconectar essa maçaneta, notará uma queda nas leituras.

#14 ·
Foi confirmado que a maçaneta da porta do lado do motorista com entrada inteligente é a causa da descarga parasitária da bateria. Este parece ser um problema consistente com os CRVs anteriores a 2020. Acho que é um defeito de fabricação. Portanto, a Honda deve emitir um recall e oferecer para reparar o problema, especialmente porque os custos variam de US$ 500 a US$ 1.000. Duvido que isso aconteça. Enquanto isso, minha solução é simplesmente desconectar a bateria ao deixar o veículo sem uso por mais de 48 horas.

#22 ·
Enquanto isso, minha solução é simplesmente desconectar a bateria ao deixar o veículo sem uso por mais de 48 horas.
O mesmo problema aqui. O revendedor disse que era a bateria. Eles colocaram uma nova e cobraram US$ 400+. Eles são idiotas. Meu vizinho fez um teste de consumo parasita com o multímetro e viu > 1,0 amp de consumo quando o carro está parado na entrada. A porta do passageiro destrava quando você passa com o chaveiro no bolso... mesmo com uma bateria nova.
Aqui está meu problema (ouvindo Honda?). Por que os revendedores não podem ser honestos com o cliente? Eles devem saber que este modelo tem este problema de consumo relacionado às maçanetas das portas. Por que não ser honesto com o cliente e ser direto? Diga a eles que a maçaneta da porta está ruim e que você precisa de uma nova por US$ 600+. Honda... bando de vigaristas.

#16 ·
Vejo na HPN que a maçaneta da porta custa cerca de $460 antes de impostos MSRP. Parece que tem um cabo curto com um conector. Vou perguntar se alguém substituir a maçaneta, guardar a antiga para abrir e dissecar. Pode ser um capacitor ou resistor ou chip ou até mesmo uma junta de solda de uma placa de circuito que deu problema.

De alguma forma, tenho a sensação de que os futuros mecânicos automotivos terão 50% de seu trabalho sendo a reparação de pequenas peças eletrônicas usando lupas cirúrgicas segurando um ferro de solda em vez de óculos de segurança e uma chave de impacto.

#17 ·
De alguma forma, tenho a sensação de que os futuros mecânicos automotivos terão 50% de seu trabalho em reparos de eletrônicos de peças pequenas, usando lupas cirúrgicas e segurando um ferro de solda, em vez de óculos de segurança e uma chave de impacto.
Parecendo mais um joalheiro do que um mecânico.

#18 · (Edited)
#20 ·
Tenho tido o mesmo problema com "desbloqueios fantasmas" ao me aproximar do carro há MESES, e na semana passada chegou ao ponto em que agora tenho que ligar o carro com um carregador toda vez, então obrigado por este post, muito útil.

Enquanto isso, até eu poder substituí-lo, puxar os fusíveis da fechadura da porta do motorista (caixa do compartimento do passageiro, fusíveis 15 e 30) irá parar temporariamente a descarga da bateria?

#21 ·
Eu tenho tido o mesmo problema com "desbloqueios fantasmas" ao me aproximar do carro por MESES, e na semana passada chegou ao ponto em que agora tenho que ligar o carro com um pacote toda vez, então obrigado por este post, muito útil.

Enquanto isso, até que eu possa substituí-lo, puxar os fusíveis da fechadura da porta do motorista (caixa do compartimento do passageiro, fusíveis 15 e 30) interromperá temporariamente a descarga da bateria?
Esta é uma ótima ideia! Mas tenha muito cuidado para não desgastar ou danificar os contatos onde o fusível está. Ou você pode comprar um adaptador de fusível. Você pode usar o adaptador para instalar e desinstalar temporariamente o fusível que alimenta a fechadura da porta do motorista.

#28 · (Edited)
Acabei de corrigir esse problema no meu EX 2016. Se você estiver disposto a pagar o custo das peças, a substituição é realmente muito fácil. Considere a técnica de @JimPghPA, mas optei por peças novas porque não queria que minhas portas fossem desmontadas pelo tempo que levaria para concluir as duas maçanetas... Eu só queria que isso fosse corrigido.

Eu consegui as maçanetas do lado do motorista e do passageiro da HondaPartsNow, e elas me custaram cerca de US$ 630 o par, incluindo frete. Não é barato, mas vale a pena pelo tempo que economizei tentando consertar as maçanetas existentes e pela tranquilidade de não ter que me preocupar com a bateria.

Usei esses dois vídeos do canal DIYHonda YT como guias para remover o painel da porta e substituir a maçaneta. Os vídeos são curtos e diretos, e fáceis de seguir.

Removendo o painel da porta (o ID do vídeo do YT é PRI7IFqQBmM, você terá que pesquisar, pois não posso postar links com uma nova conta)
Removendo a maçaneta da porta (o ID do vídeo do YT é UhrWZW0fifE)

Do início ao fim, todo o processo levou cerca de uma hora.

Algumas dicas:
  • Certifique-se de ter uma ferramenta de alavanca que não danifique (ou seja, - plástico) para alavancar os vários painéis conforme necessário, para não arranhá-los. Você pode se safar com uma chave de fenda para alguns deles, mas corre o risco de arranhar o plástico.
  • É mais fácil remover o painel da porta com o vidro abaixado, mas você precisará colocá-lo de volta para alcançar a maçaneta da porta por dentro e desconectar alguns dos cabos.
  • O parafuso na extremidade da porta pode cair no painel da porta se você não tomar cuidado. Usei um pouco de fita adesiva na parte interna do soquete para torná-lo mais firme, mas um soquete ou bit magnético também ajudaria. H/T para JimPghPA por isso.
  • Ao puxar o plástico que está sob o painel da porta, o adesivo semelhante a alcatrão pode se espalhar por toda parte e é muito bagunçado. Uma das dicas de JimPghPA sugeriu cobrir ambos os lados do adesivo exposto com papel encerado, e isso funcionou muito bem.
Desde a substituição, as fechaduras das portas funcionam exatamente como deveriam. Se eu trancar o carro e sair, ele permanece trancado. Se eu chegar perto do carro trancado e tocar na porta dianteira do motorista ou do passageiro e puxar, as portas destrancam. Da mesma forma com a porta traseira.

Se você for habilidoso e tiver muito tempo livre, pode valer a pena experimentar o método de JimPghPA. Mas você ainda pode evitar a viagem à concessionária e, pelo menos, o custo da mão de obra, apenas comprando as peças você mesmo e substituindo-as. Um dos trabalhos mais fáceis que fiz em meus carros ao longo dos anos.

#29 · (Edited)
Acabei de consertá-lo no meu EX-L 2016. As etapas do Devhammer são ótimas. Os vídeos úteis estão aqui:

Removendo o painel da porta (o ID do vídeo do YT é PRI7IFqQBmM)
Removendo a maçaneta da porta (o ID do vídeo do YT é UhrWZW0fifE)
Uma única maçaneta custa entre US$ 300-400 nos vários sites de peças OEM da Honda. Obtenha o código da tinta no adesivo na porta interna e, em seguida, combine-o com o correto no site de peças. Você ficará surpreso que algumas cores custam mais do que outras.

Como encontrar a cor da tinta do seu Honda
Nomes dos códigos de cores do Honda CR-V
NOTA SOBRE O X NO CÓDIGO DA COR:
Alguns códigos de tinta Honda foram lançados com um “X” no final do código da cor. O “X” deve ser ignorado; não tem nada a ver com a designação da fábrica ou com o próprio código da cor. Encontrei esta resposta na internet, por isso espero que ajude, pois estou à procura da mesma resposta.
Demorei menos de uma hora, incluindo a confusão no Youtube porque fiquei confuso ao remover o chicote da maçaneta. Boa observação: o chicote tem duas abas - uma na parte superior que o alinha com um trilho e outra na parte inferior que o conecta à maçaneta. Se for muito difícil de remover, está faltando alguma coisa. A dica do papel de cera é impecável e altamente recomendada, VOCÊ VAI pegar um pouco nas mãos se não manuseá-lo de alguma forma. Tenha cuidado ao remover a barreira de vapor do botão superior, eu rasguei e acabei colocando um pedaço de fita isolante nele quando remontei. Essa parte não suporta peso, então espero que eu esteja bem.

Como foi mencionado anteriormente, não desconectei os controles da janela/trava, removi todos os parafusos da trava e dos controles, retirei o painel da porta, bati na trava e, em seguida, deixei o painel apoiado em um banquinho que eu tinha (eu estava nervoso em deixá-lo apenas pendurado, embora os fios provavelmente sejam resistentes o suficiente). A porta gira bem para deixar muito espaço para trabalhar. Se você tiver uma ferramenta removedora de painel de plástico larga, poderá colocá-la no centro inferior da porta e retirar quase tudo de uma vez. Não quebrei nenhuma aba dessa forma. A inserção de borracha na maçaneta interna da porta pode girar e causar confusão. Novamente, se não estiver funcionando corretamente, você está fazendo algo errado, basta virá-la. Tenha cuidado ao retirar a parte traseira de plástico da trava da porta. Eu quebrei uma aba no meu outro CR-V fazendo isso. As peças são baratas, mas o frete não.

Comprei um conjunto de chaves de fenda métricas magnéticas baratas da Harbor Freight para lidar com o parafuso na porta. O mesmo vale para as ferramentas do painel. Se você usar uma chave de fenda, provavelmente vai arranhar alguma coisa ou danificar a borracha/plástico.

Remover a maçaneta é fácil. Há um pouco de graxa lá dentro, então cuide das suas mãos. Se o seu carro tiver uma fechadura com chave, ao remover essa peça, uma longa barra de metal com uma ponta de quatro vias em forma de trevo estará na extremidade. Se você olhar para dentro do orifício com uma luz, verá a montagem correspondente para ele. Ele se encaixará novamente quando você remontar.

Você não precisa desconectar a bateria para fazer o reparo.

Não pague ao revendedor! Você pode fazer isso sozinho!

#31 ·
Acabei de consertar no meu EX-L 2016. As etapas do Devhammer são ótimas. Os vídeos úteis estão aqui:

Uma única maçaneta custa entre US$ 300-400 nos vários sites de peças OEM da Honda. Obtenha o código da tinta no adesivo na porta interna e, em seguida, combine-o com o correto no site de peças. Você ficará surpreso que algumas cores custam mais do que outras.

Como encontrar a cor da tinta do seu Honda
Nomes dos códigos de cores do Honda CR-V

Levei menos de uma hora, incluindo a tentativa no Youtube porque fiquei confuso ao remover o chicote da maçaneta. Boa observação: o chicote tem duas abas - uma na parte superior que o alinha a um trilho e outra na parte inferior que o conecta à maçaneta. Se for muito difícil de remover, você está perdendo algo. A dica do papel de cera é impecável e altamente recomendada, você VAI pegar um pouco nas mãos se não manuseá-lo de alguma forma. Tenha cuidado ao remover a barreira de vapor do botão superior, eu rasguei e acabei colocando um pedaço de fita isolante nele quando montei novamente. Essa parte não suporta peso, então espero que eu esteja bem.

Como foi mencionado anteriormente, não desconectei os controles da janela/trava, removi todos os parafusos da trava e dos controles, retirei o painel da porta, bati na trava e, em seguida, deixei o painel apoiado em um banquinho pequeno que eu tinha (estava nervoso em deixá-lo apenas pendurado, embora os fios provavelmente sejam resistentes o suficiente). A porta gira bem para deixar você com bastante espaço para ...
Obrigado pela postagem.
Vou tentar.

#34 ·
Para sua informação - resolveu um dreno parasita da bateria

Por cerca de 6 meses, a bateria do carro em nosso CRV EX 2016 não tinha energia suficiente para ligar o motor. Na noite anterior, estaria em 12 volts e pela manhã estaria em 8 volts. A bateria foi substituída, mas o problema continuou. Notei que quando me aproximava do CRV com um FOB, às vezes, mas nem sempre, o carro destravava automaticamente sem que eu pressionasse o botão de destravamento do FOB. Se isso acontecesse à noite, a bateria estaria fraca pela manhã e não conseguiria ligar o motor. A concessionária fez um teste de diagnóstico (US$ 180) e descobriu que a maçaneta da porta do lado do motorista estava causando um curto-circuito elétrico, que enviava repetidamente um sinal para a placa de circuito que controlava o sistema Smart.

A maçaneta foi substituída (US$ 600) e o dreno parasita da bateria parou. Já se passaram 5 meses e o problema da bateria descarregada não voltou. O consultor de serviço disse que eles começaram a ver isso acontecer em CRV e Civic mais antigos.
Tive exatamente o mesmo problema na primavera passada no meu Touring 2015. A bateria morria durante a noite... mesmo uma bateria nova. Aconteceu de ser a maçaneta do lado do passageiro. A concessionária descreveu como o módulo estava continuamente tentando travar e destravar. Custou-me um pouco mais de US$ 700. Tive a impressão do técnico de que este é um problema conhecido. ¯\(ツ)

• Like
Reactions: Black Pearl UK
#46 ·
É necessário emparelhar a nova fechadura da porta com o chaveiro após substituir as maçanetas?
Não. A maçaneta é burra. É apenas uma maçaneta mecânica combinada com um sensor com um conector que se conecta à fiação na porta. Mais fácil de substituir do que um aparelho de som, para fazer uma comparação, já que fiz os dois recentemente.

#44 ·
Eu li todo este tópico e tenho uma pergunta para quem sabe.
Como as novas maçanetas diferem das antigas, além do fato de não terem sido expostas aos elementos por estarem instaladas em um carro?
Se não houver alguma diferença significativa entre as antigas e as novas, por que você esperaria que o problema não reaparecesse?

#45 ·
Eu li toda esta discussão e tenho uma pergunta para quem sabe.
Como as novas maçanetas diferem das antigas, além do fato de não terem sido expostas aos elementos por estarem instaladas em um carro?
Se não houver alguma diferença significativa entre as antigas e as novas, por que você esperaria que o problema não reaparecesse?
Para mim, pelo menos, eu estaciono meu CR-V na minha garagem em casa. Então, menos exposição aos elementos, talvez, do que o proprietário original. O carro tem quase 10 anos, então se voltar depois de alguns anos, não é grande coisa para mim.

Meu tempo é limitado, então algumas horas substituindo as maçanetas por novas em vez de tentar consertar as existentes é uma diferença significativa. E eu guardei as antigas, então, se eu quiser, posso tentar a abordagem de reparo/vedação com epóxi com elas, caso o problema surja com as novas maçanetas.

#59 ·
FWIW, em setembro de 2023, a hondapartsnow me cobrou $293, mais impostos e frete = $331,65 (minha penúltima compra dessa empresa ... história para outro tópico).

Não me lembro exatamente o que um revendedor local queria (algo em torno de $400). Agora mesmo, dreamshop.honda.com lista o preço de varejo sugerido em $547,72 (2015, branco pérola diamante). Meu independente local (que possui vários Hondas) cobrou $125 por meia hora de R&R (SF Bay Area).