Honda CR-V Owners Club Forums banner
Status
Not open for further replies.

ajuste da válvula

4.7K views 11 replies 6 participants last post by  Carbuff2  
#1 ·
Estou tentando fazer um ajuste de válvulas e notei que as "UP MARKS" de admissão e escape não se alinham exatamente.
Posso continuar ou devo fazer outra coisa primeiro?
O carro/motor precisa estar perfeitamente nivelado?
Além disso, não vi nada que se parecesse com uma junta quando removi a tampa.

Attachments

#2 ·
As marcas para cima são apenas um guia geral. Você se orienta pelas marcas às 3 e 9 horas nas engrenagens. Elas devem estar alinhadas com a superfície de contato da tampa das válvulas na cabeça ou com as marcas na tampa interna da correia dentada. Essa superfície de contato não fica nivelada, por isso pode te confundir um pouco. É quase impossível ver se as marcas estão alinhadas corretamente pela frente do motor porque o motor fica muito baixo. A prática comum é olhar para as marcas na frente das engrenagens com um espelho de inspeção enquanto você está atrás das engrenagens. Existem alguns orifícios de alinhamento para colocar pinos nas engrenagens da árvore de cames, mas isso só ajudaria você no cilindro 1, eu acredito.

A tampa superior da correia dentada não tem nenhuma vedação ou junta, se eu me lembro corretamente. A junta na tampa inferior é apenas uma vedação contra poeira para a correia dentada. Não foi projetada para manter nada dentro.

Eu recomendaria tirar as velas de ignição e colocar uma chave de fenda no cilindro para saber com certeza quando cada pistão está no PMS.

Se você não baixou o manual de serviço da fábrica, faça isso primeiro. Ele irá guiá-lo diretamente pela regulagem.

#3 ·
P.S. você também pode olhar para o eixo de comando. Claro, siga as dicas de John e as instruções do manual, mas também entenda que você está ajustando as válvulas enquanto a válvula está “fora do lóbulo”.
Então… ao se perguntar “o motor está no lugar certo para ajustar esta válvula?” dê uma olhada no lóbulo do eixo de comando que empurra o balancim da válvula. Ele deve estar “fora do lóbulo”. Em outras palavras, a parte redonda do eixo de comando oposta ao lóbulo.

Fiz um pequeno esboço das válvulas para que, depois de ajustar cada uma, eu a marcasse como concluída. Então eu fui e verifiquei e reajustei e verifiquei e verifiquei e verifiquei rsrs. Demorei um pouco para pegar o jeito.

Save
#5 ·
Completei o ajuste das válvulas, mas agora há um som de batida ou clique. Eu piorei as coisas ou posso fazer algo a respeito? Também assisti a um vídeo no YouTube sobre como consertar o tubo da vareta de óleo. Infelizmente, notei que está solto novamente. Posso usar algum tipo de metal líquido para soldar o tubo no lugar?

#8 ·
Eu completei o ajuste da válvula, mas agora há um som de batida ou clique. Eu piorei as coisas ou posso fazer algo a respeito? Também assisti a um vídeo do YouTube sobre como consertar o tubo da vareta de óleo. Infelizmente, notei que está solto novamente. Posso usar algum tipo de metal líquido para soldar o tubo no lugar?
Eu usei JB weld no meu, tem sido bom por alguns milhares de milhas até agora

#6 ·
Ouvir um pouco de tique-taque ou batida após um ajuste de válvula é de certa forma normal. "Você vai se acostumar"

Save
#7 ·
As válvulas não devem ser muito barulhentas. É provável que você tenha ajustado uma ou algumas no lugar errado.

No que diz respeito à vareta de medição, não vejo por que a solda JB não funcionaria para segurá-la. Aqui está o ruído normal da trem de válvulas neste motor logo após um ajuste de válvulas. Se estiver mais alto do que isso, verifique novamente seus ajustes.

#9 ·
Eu tenho o JB agora, só estou esperando o tempo melhorar um pouco.

Agora, eu tenho um problema muito maior. No outro dia foi a primeira vez que dirigi meu carro na rodovia. Eu não gostei do desempenho dele. Parece uma vibração quando estou tentando acelerar. Eu não tenho ideia do que eu fiz para causar isso, então qualquer conselho seria muito apreciado.

Isso tudo começou quando eu notei que a marcha lenta estava irregular quando eu usava o ar condicionado.

Eu levei para a Autozone e o código de erro sugeriu o ajuste da válvula. Então, como eu ia ter que fazer isso, eu também decidi fazer algumas outras coisas enquanto eu estava nisso.

Eu comprei o carro novo em 1999. Os únicos reparos importantes que eu fiz foram aquele diferencial traseiro estúpido. Aquela coisa explodiu duas vezes.

Então, no último mês ou mais, eu substituí o filtro de cabine, o filtro de combustível, a válvula PCV, troquei o fluido do diferencial traseiro e o fluido da transmissão. Eu também fiz uma lavagem do radiador e, claro, o ajuste da válvula.

Estou disposto a colocar qualquer trabalho que eu puder pagar nisso. Eu estou no SSDI, então os fundos são extremamente limitados.

Qualquer conselho é necessário e apreciado.

#10 ·
Em Baja, um amigo teve um pedaço de vergalhão perfurando o cárter de óleo no deserto. Para voltar para casa, ele soldou com JB uma moeda de peso na parte externa do cárter de óleo. Tem sido assim por anos, ainda seco. Prepare a superfície com uma escova de arame e limpador de freio.

A sondagem do orifício da vela de ignição não é necessariamente uma medida precisa do PMS porque a manivela passa por muitos graus de rotação enquanto o pistão paira muito perto do topo. Neste motor, 45° graus centrados no PMS são 25% da rotação da manivela e o pistão permanece apenas nos 5% superiores da profundidade do pistão. Os próximos 45° de rotação da manivela cobrem os 90% intermediários do curso do pistão quando ele se move mais rápido, então ele fica lento novamente na parte inferior. A melhor coisa a fazer para o ajuste da válvula é certificar-se de que a correia dentada está instalada corretamente e apenas olhar para as extremidades das engrenagens da came que são divididas em 4 seções e fazê-las na ordem 1342. Você pode chegar extremamente perto dessa maneira, mas os lóbulos da came são tolerantes para a tolerância no PMS, então não se preocupe muito, especialmente se você puder ver que os lóbulos na válvula que você está ajustando estão fora do caminho.

Seus sintomas soam como uma válvula de escape potencialmente queimada, o que esses motores são propensos a ter. Grande trabalho. Eu comprei meu CRV barato nessa condição e fiz o reparo sozinho; pode fazê-lo com ferramentas básicas na entrada de automóveis. Um teste de compressão ajudaria a diagnosticar, um teste de vazamento diria com certeza se é a válvula de escape.

#11 ·
Isso explicaria a ponta enegrecida de uma vela de ignição?

Quando estava a fazer o ajuste das válvulas, retirei todas as velas de ignição novas para garantir que a folga estava dentro das especificações. A vela nº 1 estava preta, então, em vez de colocá-la de volta no cilindro nº 1, eu a movi.

#12 ·
Devia ter tirado uma foto.

Preto geralmente indica uma condição de funcionamento rica...mas PODERIA ser outra coisa. Injetor com vazamento?

Boa jogada, trocar a posição da vela preta.
(y)

• Like
Reactions: craig baconator
Save
Status
Not open for further replies.
You have insufficient privileges to reply here.