Tenho 230.000 km ou mais e as minhas válvulas de escape ainda tendem a funcionar um pouco apertadas. Não é muito. Tenho a certeza de que não vou ficar sem ajuste durante muito tempo, mas eu sempre ajusto para a extremidade menor da faixa de ajuste (não gosto de barulho de válvulas), e quando as verifico mais tarde, elas estão apenas uma fração muito apertadas. A mesma coisa acontece com a admissão, mas as válvulas de admissão funcionam soltas. Eu as ajusto a cada troca de óleo. Normalmente, terei que reajustar 3-8 válvulas cada vez.
Minhas palavras de cautela são:
1, não aperte demais as porcas do ajustador da válvula. Literalmente, não há nada que mantenha os braços oscilantes no motor, exceto que eles têm o assento do balancim sob uma extremidade, a válvula sob a outra extremidade e o eixo de comando no topo. Se você for muito agressivo ao apertar as porcas após o ajuste, poderá facilmente empurrar a válvula aberta o suficiente para que o braço oscilante saia. Não danificará o motor, mas é uma dor de cabeça para colocá-lo de volta. Além disso, se a chave escorregar e você acidentalmente socar seu carro na cabeça, provavelmente terá ferimentos leves na mão.
2, sempre verifique os ajustes das válvulas duas a três vezes. Normalmente, depois de verificar e/ou ajustar todas as válvulas e verificá-las novamente depois disso, terei que ajustar algumas delas novamente. Normalmente, vou apenas continuar passando por todas as válvulas, ajustando-as, até passar por todos os cilindros uma vez sem fazer ajustes.
3, certifique-se de que, se você ainda não tiver um conjunto de juntas da tampa da válvula de fábrica instalado, substitua a junta da tampa da válvula ao fazer as válvulas. As juntas do mercado de reposição tendem a vazar muito mais facilmente do que as juntas de fábrica, e a maioria das juntas do mercado de reposição não sobreviverá a um ajuste de válvula. Você geralmente pode passar por vários ajustes de válvula sem substituir as juntas se tiver um conjunto de juntas de fábrica.
Durante esse ajuste, também é um bom momento para dar uma olhada na correia dentada. A correia dentada será muito fácil de ver sempre que você remover a tampa da válvula, e girar o motor várias vezes para ajustar as válvulas permitirá que você veja a maior parte, senão toda, a correia dentada. Eu não consideraria isso uma inspeção exaustiva, ou uma razão para esperar mais do que o intervalo de manutenção usual para trocar a correia dentada só porque ela 'parece' boa, mas se a correia estiver muito solta ou se estiver danificada, você deve ser capaz de ver isso enquanto estiver ajustando as válvulas.