Cerca de 3 meses atrás, minha esposa e eu compramos um Honda CR-V LX 4x4 usado de 2007. Na semana passada, a caminho do trabalho, notei que o D verde no indicador da marcha da transmissão estava piscando, mas a MIL (luz de verificação do motor) não estava acesa. O manual do proprietário afirma que isso indica um possível problema com a transmissão e que você deve levar o carro a uma concessionária. O carro atualmente tem cerca de 46 mil milhas rodadas. Somos os segundos proprietários.
Naquela tarde, levei o carro a uma concessionária Honda local para que eles puxassem os códigos do PCM (módulo de computador do trem de força) e diagnosticassem qual era o problema. Durante esse tempo, fiz algumas pesquisas online e descobri que cerca de 90% (minha estimativa aproximada com base nos resultados do Google de minhas pesquisas) das vezes em que o D verde está piscando, o interruptor de pressão da 3ª marcha falhou e precisa ser substituído. Independentemente de o problema ser com carros Acura, Honda Elements, Honda Pilots ou Honda CR-Vs, quase sempre foi resolvido com um novo interruptor de pressão da 3ª marcha.
A concessionária me cobrou US$ 96 (mais impostos) pela diagnose. Disseram-me que os sensores e interruptores da transmissão não são cobertos pela garantia do trem de força, mas pela garantia total do carro novo que expira em 3 anos ou 36 mil milhas.
O código retirado do PCM foi P0847. O código indica que o interruptor de pressão da 3ª marcha não está funcionando corretamente. O manual da oficina mostra um procedimento para determinar se o interruptor está com defeito, se há um problema real com a transmissão ou se o PCM está com defeito. A concessionária determinou que meu interruptor estava com defeito, embora eu não tenha como saber quão detalhada foi sua investigação (meu consultor de serviço foi amigável, mas não me deu muitos detalhes, mesmo quando questionado, acho que ele simplesmente não sabia).
A concessionária queria US$ 118 (mais impostos) por um novo interruptor de pressão da 3ª marcha e mais US$ 80 (mais impostos) em mão de obra para remover o defeituoso e substituí-lo pelo novo. Eu disse: "Não, obrigado". Levei o CR-V para casa e estacionei-o até que pudesse substituir o interruptor por conta própria. Comprei um novo interruptor de pressão da 3ª marcha e a arruela de esmagamento necessária em bkhondaparts.com por US$ 77 (incluindo impostos, frete e manuseio) e foi entregue na terça-feira.
A partir de leituras adicionais online, encontrei instruções para substituir o interruptor de pressão da 3ª marcha em um Honda Element e em vários veículos Acura, mas nada detalhado para um CR-V. Eu classificaria a dificuldade como um pouco maior do que trocar o óleo em um CR-V, se você pode fazer isso, você pode fazer isso. Pensei em remediar a falta de um tutorial detalhado, então aqui vai...
Como substituir o interruptor de pressão da transmissão da 3ª marcha em um CR-V de 3ª geração:
Ferramentas que você precisará:
Soquete profundo de 22 mm e catraca (usei um de 3/8")
Soquete de 10 mm e catraca (usei um de 1/4")
Chave de fenda de cabeça chata
Peças que você precisará:
28600-RCL-003 Interruptor de pressão da 3ª marcha (para um CR-V LX 4wd 2007, outros anos podem ser diferentes)
90471-PW7-A00 arruela de esmagamento para o interruptor de pressão acima
Não me processe se você se machucar ou quebrar seu carro. Esta é apenas minha experiência que quero compartilhar.
SEMPRE USE ÓCULOS DE SEGURANÇA! USE LUVAS AO TOCAR NO FLUIDO DA TRANSMISSÃO! NUNCA ENTRE EMBAIXO DE UM CARRO APOIADO APENAS POR UM MACACO!
Coloque a frente do carro no ar, seja em rampas (o que eu usei), cavaletes ou em um elevador. Você NÃO PRECISA fazer isso, mas isso tornará o trabalho muito mais fácil.
Remova o terminal negativo da bateria. Nunca me senti confortável em conectar e desconectar sensores ou outros circuitos caros quando eles poderiam estar ligados.
Remova a proteção contra respingos, abaixo do para-choque. É o plástico preto que se estende pela frente do carro, logo na frente do ponto de macaco dianteiro. Para fazer isso, você precisa primeiro remover os dois parafusos de 10 mm, um em cada lado do carro, na frente dos pequenos dispositivos com aparência de pára-lamas:
Em seguida, remova as 4 presilhas de plástico (2 em cada lado, na caixa da roda) que prendem as laterais da proteção contra respingos no lugar. Use uma chave de fenda de cabeça chata para levantar o meio da presilha. Existem pequenas linhas em cada lado da cabeça da presilha mostrando onde usar a chave de fenda. Não faça força, seja gentil. Se as presilhas ficarem brancas ou quebrarem de alguma forma, compre novas presilhas.
Mantenha cada conjunto de presilhas separado dos outros, pois nem todos têm o mesmo tamanho. Em seguida, remova as 4 presilhas de plástico ao longo da frente da proteção contra respingos, prendendo-a ao para-choque.
O último conjunto de 3 presilhas está sob o carro. Remova-os também. Há 2 de um lado e um do outro.
Em seguida, puxe a proteção contra respingos. Você terá que dobrá-la um pouco nas laterais para soltá-la entre o para-choque e a cobertura plástica do pára-lama interno.
Se você olhar pela frente do lado do motorista, na área agora não coberta pela proteção contra respingos, verá o interruptor de pressão da 3ª marcha. É o conector azul.
Remova o plugue do interruptor pressionando uma pequena aba e deslizando o plugue para fora do interruptor. Você não consegue ver a aba na minha foto porque ela está voltada para a transmissão. Não se preocupe, você ainda pode alcançá-la.
Remova o interruptor antigo com o soquete profundo de 22 mm. Ao chegar ao ponto em que restam apenas algumas roscas conectando o interruptor à transmissão, ele começará a vazar um pouco de fluido da transmissão. Pegue-o com uma xícara pequena (aprendi isso da maneira mais difícil). Ao remover o interruptor completamente, cerca de 3 a 5 onças de fluido da transmissão sairão (estimativa aproximada, mas não é muita coisa). Limpe a área de assentamento onde a arruela de esmagamento foi assentada na transmissão para remover qualquer sujeira acumulada.
O interruptor antigo e o novo lado a lado. O novo interruptor ainda tem a tampa na tomada de conexão elétrica, por isso é mais alto.
Coloque a nova arruela de esmagamento no novo interruptor e instale. Aperte-o o máximo que puder com a mão e, em seguida, finalize-o com o soquete de 22 mm. O manual da oficina diz 14 pés-lb de torque. Não sei quem pode colocar uma chave de torque lá, mas pense nisso como sendo tão apertado quanto você faria um bujão de drenagem de óleo e você estará no mesmo nível.
Eu li que o fluido da transmissão não é bom quando está em peças. Limpei o excesso de fluido da transmissão com um pouco de limpador de freio. Certifique-se de proteger o novo interruptor para não cobri-lo com limpador de freio. Além disso, tente evitar que o limpador de freio entre em outras peças de plástico.
Tire a tampa da tomada elétrica do interruptor e reconecte o conector. Coloque a proteção contra respingos de volta. Eu recomendo colocar os dois parafusos primeiro e, em seguida, fazer os clipes na mesma ordem em que você os removeu. Certifique-se de que, ao colocar os parafusos, a proteção contra respingos esteja entre o para-choque e o revestimento do pára-lama, faz sentido quando você o vê.
Reconecte a bateria e faça um passeio!
Naquela tarde, levei o carro a uma concessionária Honda local para que eles puxassem os códigos do PCM (módulo de computador do trem de força) e diagnosticassem qual era o problema. Durante esse tempo, fiz algumas pesquisas online e descobri que cerca de 90% (minha estimativa aproximada com base nos resultados do Google de minhas pesquisas) das vezes em que o D verde está piscando, o interruptor de pressão da 3ª marcha falhou e precisa ser substituído. Independentemente de o problema ser com carros Acura, Honda Elements, Honda Pilots ou Honda CR-Vs, quase sempre foi resolvido com um novo interruptor de pressão da 3ª marcha.
A concessionária me cobrou US$ 96 (mais impostos) pela diagnose. Disseram-me que os sensores e interruptores da transmissão não são cobertos pela garantia do trem de força, mas pela garantia total do carro novo que expira em 3 anos ou 36 mil milhas.
O código retirado do PCM foi P0847. O código indica que o interruptor de pressão da 3ª marcha não está funcionando corretamente. O manual da oficina mostra um procedimento para determinar se o interruptor está com defeito, se há um problema real com a transmissão ou se o PCM está com defeito. A concessionária determinou que meu interruptor estava com defeito, embora eu não tenha como saber quão detalhada foi sua investigação (meu consultor de serviço foi amigável, mas não me deu muitos detalhes, mesmo quando questionado, acho que ele simplesmente não sabia).
A concessionária queria US$ 118 (mais impostos) por um novo interruptor de pressão da 3ª marcha e mais US$ 80 (mais impostos) em mão de obra para remover o defeituoso e substituí-lo pelo novo. Eu disse: "Não, obrigado". Levei o CR-V para casa e estacionei-o até que pudesse substituir o interruptor por conta própria. Comprei um novo interruptor de pressão da 3ª marcha e a arruela de esmagamento necessária em bkhondaparts.com por US$ 77 (incluindo impostos, frete e manuseio) e foi entregue na terça-feira.
A partir de leituras adicionais online, encontrei instruções para substituir o interruptor de pressão da 3ª marcha em um Honda Element e em vários veículos Acura, mas nada detalhado para um CR-V. Eu classificaria a dificuldade como um pouco maior do que trocar o óleo em um CR-V, se você pode fazer isso, você pode fazer isso. Pensei em remediar a falta de um tutorial detalhado, então aqui vai...
Como substituir o interruptor de pressão da transmissão da 3ª marcha em um CR-V de 3ª geração:
Ferramentas que você precisará:
Soquete profundo de 22 mm e catraca (usei um de 3/8")
Soquete de 10 mm e catraca (usei um de 1/4")
Chave de fenda de cabeça chata

Peças que você precisará:
28600-RCL-003 Interruptor de pressão da 3ª marcha (para um CR-V LX 4wd 2007, outros anos podem ser diferentes)
90471-PW7-A00 arruela de esmagamento para o interruptor de pressão acima

Não me processe se você se machucar ou quebrar seu carro. Esta é apenas minha experiência que quero compartilhar.
SEMPRE USE ÓCULOS DE SEGURANÇA! USE LUVAS AO TOCAR NO FLUIDO DA TRANSMISSÃO! NUNCA ENTRE EMBAIXO DE UM CARRO APOIADO APENAS POR UM MACACO!
Coloque a frente do carro no ar, seja em rampas (o que eu usei), cavaletes ou em um elevador. Você NÃO PRECISA fazer isso, mas isso tornará o trabalho muito mais fácil.
Remova o terminal negativo da bateria. Nunca me senti confortável em conectar e desconectar sensores ou outros circuitos caros quando eles poderiam estar ligados.
Remova a proteção contra respingos, abaixo do para-choque. É o plástico preto que se estende pela frente do carro, logo na frente do ponto de macaco dianteiro. Para fazer isso, você precisa primeiro remover os dois parafusos de 10 mm, um em cada lado do carro, na frente dos pequenos dispositivos com aparência de pára-lamas:


Em seguida, remova as 4 presilhas de plástico (2 em cada lado, na caixa da roda) que prendem as laterais da proteção contra respingos no lugar. Use uma chave de fenda de cabeça chata para levantar o meio da presilha. Existem pequenas linhas em cada lado da cabeça da presilha mostrando onde usar a chave de fenda. Não faça força, seja gentil. Se as presilhas ficarem brancas ou quebrarem de alguma forma, compre novas presilhas.


Mantenha cada conjunto de presilhas separado dos outros, pois nem todos têm o mesmo tamanho. Em seguida, remova as 4 presilhas de plástico ao longo da frente da proteção contra respingos, prendendo-a ao para-choque.


O último conjunto de 3 presilhas está sob o carro. Remova-os também. Há 2 de um lado e um do outro.


Em seguida, puxe a proteção contra respingos. Você terá que dobrá-la um pouco nas laterais para soltá-la entre o para-choque e a cobertura plástica do pára-lama interno.

Se você olhar pela frente do lado do motorista, na área agora não coberta pela proteção contra respingos, verá o interruptor de pressão da 3ª marcha. É o conector azul.

Remova o plugue do interruptor pressionando uma pequena aba e deslizando o plugue para fora do interruptor. Você não consegue ver a aba na minha foto porque ela está voltada para a transmissão. Não se preocupe, você ainda pode alcançá-la.

Remova o interruptor antigo com o soquete profundo de 22 mm. Ao chegar ao ponto em que restam apenas algumas roscas conectando o interruptor à transmissão, ele começará a vazar um pouco de fluido da transmissão. Pegue-o com uma xícara pequena (aprendi isso da maneira mais difícil). Ao remover o interruptor completamente, cerca de 3 a 5 onças de fluido da transmissão sairão (estimativa aproximada, mas não é muita coisa). Limpe a área de assentamento onde a arruela de esmagamento foi assentada na transmissão para remover qualquer sujeira acumulada.

O interruptor antigo e o novo lado a lado. O novo interruptor ainda tem a tampa na tomada de conexão elétrica, por isso é mais alto.

Coloque a nova arruela de esmagamento no novo interruptor e instale. Aperte-o o máximo que puder com a mão e, em seguida, finalize-o com o soquete de 22 mm. O manual da oficina diz 14 pés-lb de torque. Não sei quem pode colocar uma chave de torque lá, mas pense nisso como sendo tão apertado quanto você faria um bujão de drenagem de óleo e você estará no mesmo nível.

Eu li que o fluido da transmissão não é bom quando está em peças. Limpei o excesso de fluido da transmissão com um pouco de limpador de freio. Certifique-se de proteger o novo interruptor para não cobri-lo com limpador de freio. Além disso, tente evitar que o limpador de freio entre em outras peças de plástico.
Tire a tampa da tomada elétrica do interruptor e reconecte o conector. Coloque a proteção contra respingos de volta. Eu recomendo colocar os dois parafusos primeiro e, em seguida, fazer os clipes na mesma ordem em que você os removeu. Certifique-se de que, ao colocar os parafusos, a proteção contra respingos esteja entre o para-choque e o revestimento do pára-lama, faz sentido quando você o vê.
Reconecte a bateria e faça um passeio!